A jovem acadêmica e artista plástica, Simone Fraga, está com um bonito ateliê no Sacramento Center, fazendo uma arte que é uma novidade por aqui. Simone é especialista em marchetaria, a arte de incrustar, embutir e aplicar peças de lâminas de madeiras formando desenhos variados e verdadeiras obras de arte.
De acordo com Simone, as peças têm uma espessura muito fina e são encaixadas formando desenhos. “Essa arte serve tanto para quadros como para superfícies planas como mesas, instrumentos musicais ou qualquer outro tipo de móvel possível de se fazer a aplicação, originando belíssimos trabalhos, que agregam um valor comercial muito grande”, diz.
O material básico utilizado pela artista, para fazer as incrustações, é uma lâmina de madeira com espessura de um milímetro, fabricada em várias tonalidades e cores, e vendida por metro, em tiras de 30 centímetros de largura. “Já os instrumentos, utilizo o estilete, fita crepe, lixa, cola de contato e cera de carnaúba”, explica.
A marchetaria é uma arte antiga e, de acordo com Simone, com o passar dos anos de trabalho com as peças, a pessoa apura o olhar. “A gente chama de 'olhar de marcheteiro' e vai juntando desenhos, e pode até brincar com a composição do desenho, mas não pode ser qualquer figura, muitas vezes a figura tem que ser trabalhada pra marchetar”.
O gosto por marchetaria começou de uma necessidade de aperfeiçoar um antigo hobby de Simone, o trabalho de marcenaria. “Eu tenho uma oficina de marcenaria em casa, fazia caixas, utilitários, réplicas de carros... e, por não ter habilidade com pintura, precisava de algo para dar acabamento ao meu artesanato, foi quando descobri a marchetaria numa revista. Era o que me faltava! Comprei a revista, fiz vários testes em casa e disse para mim mesma: É isso que preciso”, explica com uma simpatia a toda prova e um lindo sorriso, de quem ama o que faz.
Há quase três anos construindo várias peças, a curiosa Simone conta que tudo começou ao ver um trabalho de marchetaria em uma revista, para depois se aperfeiçoar em cursos. “Eu não vi o trabalho, vi a revista, comecei a fazer e depois investi em cursos. O primeiro foi em Sacramento, através do SINE, com um grande artista dessa arte, o Prof. Carlos Alberto de Souza - Carlão. Eu sabia a essência da arte, mas precisava de dicas de como aperfeiçoar, e foi o que aconteceu. Ganhei a experiência do Carlão, aprendi a trabalhar outros tipos de lâminas e cores e estou já há quase três anos trabalhando. “Eu confesso que foi fazendo cursos que me apaixonei por marchetaria”, reconhece.
Para Simone, a marchetaria é, na realidade, um artesanato mais fino e muito bem valorizado, pelo tipo de cortes e instrumentos utilizados, em substituição à pintura. “A marchetaria é uma forma de pintura, só que em vez do pincel a gente usa pedacinhos de madeira”, resume.
Uma outra paixão de Simone está nas Ciências Biológicas, curso que conclui na Uniaraxá, mas ainda não atua na área. “Amo Biologia, é uma outra antiga paixão, por isso o curso e quem sabe atue também nessa área. É uma formação acadêmica que estou concluindo”, diz mais.
Quem quiser conhecer o ateliê de Simone Fraga e adquirir algumas de suas peças para presentes ou encomendar algum trabalho, o endereço é o seguinte: sala 16, do segundo piso do Sacramento Center. Diariamente, a artista está lá trabalhando, das 8h30 às 11h30 e das 13h00 às 16h30.
Sacramentana da gema, 26 anos, Simone é filha de Vilmar Honorato Fraga e Nancy Maria Alves Fraga.