Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Maçons comemoram 7 de Setembro

Edição n° 1222 - 10 Setembro 2010

A mais importante data cívica do país, o Dia da Independência, lembrando o dia 7 de setembro de 1822, quando o Brasil tornou-se independente de Portugal, antes comemorada com as tradicionais paradas realizadas pelas escolas, cedeu lugar a comemorações internas mais simples, porém sempre lembrada e respeitada. 

Mas nas lojas maçônicas da cidade, Acácia do Borá e General Sodré, a tradição do hasteamento dos pavilhões do Brasil, Minas e Sacramento, sob os acordes do Hino Nacional, permanece em duas datas anuais: o 7 de Setembro e o 15 de Novembro, Proclamação da República.

Este ano, os irmãos das duas lojas, reunidos na Loja Acácia do Borá realizaram a cerimônia com a presença da Banda Lira do Borá, sob a regência do maestro Paulo Constâncio, e de alunos de uma das salas da E.M. João Cordeiro.

 O hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas e do município foi realizado pelo venerável Florentino Antônio Mota, venerável da Loja Acácia do Borá; Prof. João Bosco Martins, venerável da Loja Gal. Sodré e pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, respectivamente. Após a cerimônia, os alunos puderam conhecer o interior do Templo Maçônico, ouvindo explicações dos irmãos, sobre a Maçonaria e, também, sobre a importância daquele dia.

 “- Foi um momento cívico de muito significado”, resumiu o irmão, Antônio Francisco.