João Maluf Franco, Governador do Distrito Rotário 4770, e sua mulher, Adriana Novaes Rodrigues, Coordenadora Distrital das Casas da Amizade visitaram Sacramento essa semana. Como de praxe, a simpática acolhida foi realizada por um grupo de rotarianos, damas da Casa da Amizade, interactianos e Rotary Kids, junto ao marco rotário, no trevo de entrada da cidade, às 11h00 da manhã de segunda-feira 16.
Falando ao ET, João Maluf, com a convicção de que quando alguém chega a um cidade sempre traz algo de bom e leva algo de bom, disse: “De bom, o que eu estou trazendo são as notícias do Rotary Internacional , as mensagens de nosso presidente Ray Klinginsmith. Eu conheço Sacramento de longa data e quero levar daqui a amizade e contribuições rotárias que é o nosso principal objetivo”.
Natural de Campina Verde, João Maluf Franco, 65, é Delegado de Polícia aposentado, médico ginecologista e ultrassonografista, mas se define como um pessoa pronta para doar. “Minha vida foi pautada no sentido de fazer o bem às pessoas, sem, no entanto, procurar obter benefícios com isso. Sou rotariano há 16 nos e agora governador”, disse.
Durante o dia, cumprindo um agenda apertada, além de visitar os projetos sociais do Rotary Clube e da Casa da Amizade na cidade, João Maluf e Adriana estiveram com o prefeito Wesley De Santi de Melo, com o presidente da Câmara, Prof. Carlos Alberto Cerchi, e com o delegado, Cezar Felipe Colombari da Silva.
E, de fato, afirmou que suas expectativas foram cumpridas. “Estou levando boas práticas daqui”, afirmou, lembrando o lema rotário de 2010, 'Fortalecer comunidades, unir continentes'. “Nosso presidente Ray foi muito feliz quando deu ênfase a esse lema, porque as nossas funções são o fortalecimento de nossas comunidades, através de grandes projetos voltados para idosos, jovens, crianças, a comunidade em geral e unir continentes. Ou seja, a trabalhar para que nossos clubes entrem em contato com outros clubes de outras nações para a troca de experiências, porque pra cada projeto feito aqui, temos que ter a contrapartida de outro clube”.
Intercâmbio enriquece muito as Casas da Amizade
A coordenadora distrital, Adriana Novaes, com uma simpatia peculiar, afirmou que estava trazendo para a cidade novas ideias. “Trago para Sacramento idéias já comprovadas por outras companheiras que conheço e quero levar exatamente isso, além do entusiasmo que elas dão, para que possamos fazer um intercâmbio entre as casas da Amizade, porque isso enriquece muito”, disse.
Médica dermatologista e doutorando em Clinica Médica pela USP, Adriana se confessa uma apaixonado pelo Rotary Clube e Casa da Amizade, pelas filhas de 5 e 8 anos, que segundo ela, entendem muito bem o trabalho dos pais e “sou filha de Deus”. Está engajada na ação rotária também há 16 anos.
Para a presidenta do Rotary de Sacramento, Dayse Silvana Maluf Paulino da Costa, a visita do presidente é sempre um momento de alegria e de extrema importância. “É sempre gratificante essa presença entre nós. Essa visita é um dia de muita alegria para todos nós rotarianos e de extrema importância, porque ele nos traz tudo aquilo que o Rotary deseja que façamos nessa gestão 2010/2011. E, acreditamos que junto com a nossa comunidade, que sempre nos tem apoiado, vamos conseguir cumprir todas essas propostas”, afirmou, ressaltando que, dentre os 85 clubes do distrito, o de Sacramento é sempre tido em alta pela atuação e projetos desenvolvidos.
Maria de Lourdes Folleto Vasquez Bruno, presidenta da Casa da Amizade, avaliando a visita da coordenadora distrital, ressaltou a importância da visita. “É importantíssimo para nós essa visita, porque é ela que nos orienta, nos fornece as metas a serem cumpridas, tais como a atenção aos idosos, trabalho que já é feito semanalmente por nossa Casa, o trabalho com a criança é outra meta, a preservação dos recursos hídricos e a ajuda para entidade, reciclagem e incentivo para o uso da sacola ecológica. Enfim, são muitas metas e também fazer o Paul Harris, porque assim estaremos contribuindo para a erradicação de doenças. Cada visita dessas é um sangue novo, porque traz energia boa”, avaliou.
Para o governador assistente, Bruno Scalon Cordeiro e a coordenadora assistente, Elizabeth Silvano, a visita do governador é um momento importante para o clube de cada cidade. “Nesse propósito maior de Rotary que é unificar e unir os clubes de todas as áreas, nos sentimos felizes com essa visita”, disse Bruno. “Essa visita é muito importante, porque vêm fortalecer, trazer ideias novas e conhecer o nosso trabalho”, completou Beth.
João Maluf e Adriana, acompanhados de rotarianos, durante toda a tarde visitaram entidades para conhecer projetos, conhecer autoridades, estiveram em entrevista na Rádio Sacramento e reuniram com os baixinhos do Rotary Kids, Interact e, à noite, participaram de reunião festiva, abrilhantada pela Banda Lira do Borá, sob a regência do maestro Paulo Constâncio, na sede do clube, onde receberam homenagens.
Um dos pontos altos da reunião, foi a entrega dos botons, pelo Governador, às presidentas do Rotary Clube, casa da Amizade, Rotary Kids e Interact e, a doação de cinco cadeiras de rodas ao banco de cadeiras do Rotary, feita pelo ex-presidente Joel Vilela de Moura Leite.