Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ed Meirelles conclui com brilhantismo o Mestrado na USP

Edição nº 1191 - 05 Fevereiro 2010

O enfermeiro Edward Meirelles, Ed, atual secretário de Saúde do município, concluiu com brilhantismo o curso de Mestrado em Psicologia, pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. 

A dissertação abordou o tema, ‘Processos de apropriação da prática na construção do cuidado em saú-de, sob a perspectiva de usuários do Programa de Saúde da Família Rural de Sacramento/MG’, sob a orientação do professor Dr. Marco Antonio de Castro Figueiredo. 

O trabalho faz parte de uma experiência iniciada por Ed, em 2003, na gestão do ex-prefeito Biro, quando assumiu a função de coordenador da seção de Vigilância Epidemiológica, após aprovação no concurso público na Prefeitura de Sacramento. Com o trabalho desenvolvido com o médico Haroldo Santana, que assumiu o PSF Rural e outros funcionários, nasceu  o programa ‘Vivência Rural’, que ren-deu à equipe, dentre outros, o prêmio Davi Capistrano e várias apresentações  em congressos. 

Na apresentação do trabalho Ed resume o projeto ‘Vivência Rural’. “A equipe de saúde da família visitava todas as casas, percorrendo a pé e pernoitando nas comunidades de Santa Bárbara, Bananal, Quenta Sol, Jaguarinha, Desemboque e Sete Voltas, convivendo em cada comunidade por três a sete dias. Tratava-se de manter corações e mentes abertos à realidade, dispostos a entender, a partir da reflexão e do debate interno à equipe, mas também da  interação e da discussão com a comunidade, o modo de andar a vida daquelas pessoas e a relação com o adoecer”.

“A atuação no projeto – prossegue Ed - demandou um enorme esforço por parte de toda a equipe de saúde: médico, enfermeiros, assistente social, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários, posto que os limites de nossas formações não concebem o cotidiano das pessoas, com suas linhas de fuga e relações com a saúde, como elemento na atuação das equipes. A voz, o espaço de expressão e a ação conjunta com os usuários abriu a oportunidade para a elaboração de novas prioridades, como a busca por uma compreensão mais integrada das necessidades humanas, com seus desdobramentos familiares e comunitários”.

Os resultados desse trabalho não demoraram a aparecer! Além de reconhecido pela população, o trabalho foi duas vezes premiado, uma pelo Pólo de Capacitação Permanente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o prêmio de Qualidade na Atenção Básica e outra pelo Ministério da Saúde com o prêmio David Capistrano, da política nacional de Humanização do SUS, este último, destinando 50.000 reais à Secretaria de Saúde de Sacramento para investimentos na Vivência Rural.” (pp. 29 e 30). 

O rico trabalho de Ed. traz, além de um resumo histórico de Sacramento’, mapas, inclusive es-quemático das comunidades rurais, ecomapas,  genogramas,  gráficos, planilhas, jornais, dentre outros.