O escritor conquistense Dimas da Cruz Oliveira entrega mais um livro aos leitores, 'Temas Clássicos – Ensaios de Literatura Antiga', uma obra de 195 páginas, que trata dos clássicos Homero, Xenofonte, Salústio, Júlio Cesar e Tácito.
“- O que nos leva a escrever sobre esses admiráveis autores da Antiguidade grega e latina, é o amor e reconhecimento que eles nos inspiram pela beleza e profundidade de seu trabalho; qualidades essas reconhecidas de maneira renovada através dos séculos, exceto talvez por aqueles que insistem em renegar seu próprio passado, atribuindo às línguas e literaturas modernas um papel exclusivo na nossa educação”, escreve no prefácio, citando Otto Maria Carpeaux.
Diz mais: “É forçoso reconhecer que a leitura cedeu lutar à televisão, e os eruditos de outrora aos especialistas em cibernética”, afirma mais Dimas, ressaltando que o livro não é uma obra científica, mas um livro que fala do encanto e do mistério daquela literatura que ainda persiste.
O 'Temas Clássicos – ensaios de literatura antiga', traz na capa criada por Alessandro Abdala, como ilustração, o Mosaico de Safo em Pompéia; a digitação é de Marcos Vinícius Silva e a diagramação de Alessandro Abdala, by Impacto Web Design e tem o apoio de Vera Lúcia Guardieiro, prefeita da cidade de Conquista.
Dimas da Cruz Oliveira é membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, autor dos livros, 'Tagebuch' (em alemão), 'Galileu', 'Nicomedes', 'Carmina Prima', conjunto de poesias em latim dedicadas ao Papa Bento XVI , vários ensaios filosóficos e, agora, 'Temas Clássicos'.