A obra ‘Quarto de Despejo’, da escritora sacramentana, Carolina Maria de Jesus, serviu de inspiração para a escritora Sapphire (nome artístico de Ramon Lofton) para a construção da personagem Preciosa, do filme que estréia no Brasil em 12 de fevereiro.
Sobre Carolina Maria de Jesus diz a autora e roteirista à Folha de São Paulo (23.1.10): “Uma catadora de papel semianalfabeta que se tornou best-seller no Brasil nos anos 60. Eu dava um curso baseado em diários de mulheres, Virginia Woolf, Sylvia Plath, Frida Kahlo, Carolina Maria de Jesus. Os das brancas eram introspectivos. O dela falava de classe, raça, luta por comida para os filhos. Fico impressionada porque os brasileiros dizem que nunca ouviram falar de Carolina de Jesus ou de seu livro. Nos EUA você compra facilmente.”, diz, em alusão à obra mais conhecida da brasileira, "Quarto de Despejo".
No livro/filme, Preciosa e suas colegas são alfabetizadas com a ajuda desse método - comparti-lham com a professora cartas escritas no diário. “Eu dava aulas no Bronx, o bairro mais pobre de Nova York, meus alunos eram na maioria negros e latinos. Uma delas contou que tinha uma filha retardada, que nascera quando ela tinha 12 anos e era filha do próprio pai. Outra era espancada pela mãe. O caminho desde o chão é duro, e, como parábola do papel das letras para a vida, a escrita é o elevador. Talvez aí esteja o pulo do gato do romance, o que o diferencia de um mero conto de fadas urbano: acompanhamos a alfabetização da garota, paralela à sua redenção. Ver as pessoas aprendendo a usar a língua é como ver um bebê começando a caminhar, um cego de repente enxergando", compara Sapphi-re a autora do livro “Push: a novel" (1996), ainda sem título em português e que há mais de 20 semanas está no topo da lista dos mais vendidos do New York Times.
A obra ganhou adaptação para o cinema com participações de Mariah Carey e Lenny Kravitz. Ambientada em Harlem. O filme conta a história da garota abusada pelos pais que muda de vida ao aprender a escrever. O filme está cotado para levar Oscar. O filme, que no Brasil chegará sob o nome "Precious", já recebeu os prêmios do júri e do público do Festival de Sundance, um dos principais festivais dos Estados Unidos, além de ter conquistado menção honrosa para a atriz Mo'Nique, sendo também um dos principais cotados para indicação ao Oscar 2010.
O filme Precious (Preciosa) é um drama com duração de 110 minutos, direção de Lee Daniels, rodado nos EUA; o Roteiro é de Sapphire e Geoffrey Fletcher.
‘Carolina Maria de Jesus: Uma Escritora Improvável’
A matéria da folha traz ainda notícias de um recente lançamento sobre Carolina. “Como sinal de que também no Brasil Carolina por vezes é lembrada, acaba de ser lançado o perfil biográfico, "Carolina Maria de Jesus: Uma Escritora Improvável", do historiador Joel Rufino dos Santos (ed. Garamond, 168 págs., R$ 37).
Lê-se ali que "Quarto de Despejo" teve oito reimpressões só em 1960, quando foi lançado, que teve mais de 70 mil exemplares vendidos, que foi traduzido para 14 idiomas e que até 2009 suas obras tinham vendido mais de um milhão de exemplares em todo o mundo. “Ela era pretensiosa, para o bem e para o mal. Não queria ser o que era, sem estudo, pobre e favelada. E tinha a vocação das letras, por meio do qual sublimava a vida desgraçada que levava", afirma Rufino.
Mineira de Sacramento, Carolina viveu a maior parte da vida em São Paulo, na favela do Canindé e num sítio em Parelheiros. Após o sucesso, lançou inúmeros outros livros. Ganhou dinheiro com a literatura, mas morreu com poucas posses, em 1977, em São Paulo.
(www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/)