Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ASAA destaca parcerias

Edição nº 1212 - 02 Julho 2010

A Associação Sacramentana de Artistas e Artesãos – ASAA, recebeu, na manhã dessa quinta-feira, uma auspiciosa visita da coordenadora sócio ambiental do Consórcio da  Usina Hidrelétrica de Igarapava, Márcia Maria Deodato, trazendo para a associação um presente há muito desejado pelos artesãos, um liquidificador industrial, usado na reciclagem de papeis e confecção de seus produtos.  

“ - Esse é o papel do Consórcio, primeiro houve um curso de papel reciclado para os associados e, para que os artesãos possam continuar o trabalho, estamos doando o liquidificador industrial, que vai ajudar muito na produção do artesanato com papel reciclado”, afirmou Márcia ao entregar o aparelho à presidente da ASAA, Leila Maria Tiago.

Segundo a coordenadora, a UHE Igarapava tem uma condicionante ambiental , que está dentro da licença de operação e que atua nos quatro municípios da área de abrangência: Sacramento, Conquista, Rifaina e Igarapava dando o apoio. “O programa é baseado na demando dos municípios, de acordo com  as necessidades. Aqui em Sacramento, por exemplo, temos parcerias em vários projetos, na Coleta Seletiva, com a ASAA, com o Patrimônio histórico, ou  seja, se há demandas há projetos patrocinados pela usina”, explicou Márcia, acompanhada da técnica ambiental da UHE Igarapava,  Ana Paula Peres. 

Antes da doação do liquidificador, a UHE Igarapava custeou o curso de papel reciclado, ministrado por Jair Dionísio, Ravi. Márcia anunciou que há outros em vista, como por exemplo, a contratação de um Web Designer para desenvolver um produto característico da região. “Essa parceria não tem um tempo determinado, tem, sim, um plano  de ação a ser desenvolvido até chegar a um patamar em que o beneficiado, no caso  a ASAA, tenha boas condições de desenvolver os trabalhos. Somos parceiros a curto, médio e longo prazo”, disse. 

Agradecendo a doação, a presidente Leila Maria recebeu o presente com muita alegria. “Estou emocionadíssima, porque nos esforçamos muito para conseguir esse liquidificador, que vai nos ajudar no beneficio da matéria prima para a confecção dos produtos.  Temos muito que agradecer e dizer que ele passa a fazer parte do patrimônio da associação e será muito bem aproveitado. Isso nos valoriza muito e é uma vitória, primeiro o treinamento e agora o liquidificador, isso é uma vitória. Com isso aqui vamos fazer arte, cuidando do meio ambiente e vamos aproveitar as matérias primas da nossa região que é riquíssima e também levar a arte de Sacramento através de nossos produtos”, afirmou. 

Atualmente a ASAA conta com 35 associados, o que significa que cresceu e muito. “Começamos sem nada e posso dizer que demos um vôo alto, enorme, porque participamos de feiras na região e na capital, através da Emater, participamos de oficinas. E sempre estão chegando novas pessoas. Futuramente, queremos realizar oficinas para o artesão mostrar o seu trabalho”, disse mais, destacando que a principal dificuldade da Associação é com matéria prima. “Não temos ainda um fluxo de caixa que nos auxilie na aquisição  dessa matéria prima para ajudar os artesãos, precisamos também de fornos, mas devagar vamos conseguindo, se Deus quiser, com parcerias. A ASAA auxilia no sustento das famílias dos artesãos, porque é um lugar onde são comercializados os seus produtos”.

Pela primeira vez,  a ASAA conseguiu uma subvenção da prefeitura, no valor de R$ 4 mil, mas a entidade é mantida através da mensalidades, no valor de R$ 22,00 recolhidas pelos associados. “Com esse dinheiro, conseguimos fazer a manutenção da limpeza e  pagar uma funcionária, porque todo mundo trabalha, alguém tem que ficar aqui o dia todo. Fora a mensalidade, tudo o que é vendido aqui vai para o artesão”.