Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Artistas sacramentanos participam da II Jornada Mineira do Patrimonio Cultural

Edição n° 1223 - 17 Setembro 2010

Com a exposição intitulada, 'Patrimônio Ferroviário', aberta nessa quarta-feira, 8, na antiga Estação do Bonde (Palácio das Artes), expondo fotografias das duas estações  de trem, a de Jaguara e a do Cipó, e as pontes do município que serviam a linha da Mogiana, a partir da histórica ponte de Jaguara, Sacramento participou da II Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. 

Com iniciativa da secretaria de Estado de Cultura e apoio dos municípios e de diversas instituições culturais do Estado, a Jornada tem como objetivo estimular a realização simultânea, de diversos eventos de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro. 

A Jornada, inserida na programação do Ano da França no Brasil 2009 e inspirada na experiência francesa das Journées du Patrimoine, realizadas naquele país, desde 1984, busca incentivar e fortalecer a participação coletiva nas ações de preservação. Na exposição, os visitantes poderão ver, além das duas estações ferroviárias, as pontes dos Patos, de Jaguara, Canabrava e Pratinha.

De acordo com diretora e Turismo da cidade, Virgínia Dolabella, o acervo exposto representa o resultado de um trabalho feito por artistas e estudantes sacramentanos junto a esses bens históricos, hoje desativados, todos em precárias condições e necessitando de imediatas intervenções. “Cada um mostrou aquilo que lhe chamou a atenção nesse patrimônio riquíssimo”, disse, adiantando que outras atividades serão realizadas até o dia 30, quando encerra a jornada estadual.

 Segundo Dolabela, a exposição está aberta para visitação,  de segunda a sexta-feira, no horário comercial. “Dia 22,  teremos o encontro imaterial; dia 26, atividades no distrito do Desemboque com os estudantes e a comunidade local; e, na última semana, vamos distribuir uma cartilha nas escolas, mostrando o que é  patrimônio imaterial e a congada. Essa é uma forma de disseminar informações e envolver a população nesse processo de preservação”, disse mais, acrescentando que a Jornada Mineira foi reconhecida nacionalmente e levou um prêmio do Patrimônio Nacional, e Sacramento contribuiu com uma das dez imagens que representaram o projeto. 

De acordo com Virgínia, os recursos para a realização da exposição são do ICMS Cultural, no valor de R$ 12 mil. “Recebemos um ponto que vale recursos. Esse recurso é dividido em várias ações, porque a pontuação é dividida em ações e do valor total que o município recebe, R$12 mil são destinados à Jornada do Patrimônio”, explicou. 

Para o secretário de Cultura e Turismo, Amir Salomão Jacob, o evento é uma imposição legal para as  prefeituras que querem pontuar na área cultural. “Hoje, para se conseguir algum benefício do Estado, tanto para a área turística quanto cultural, é preciso realizar eventos dessa natureza, ou seja, divulgar o patrimônio local. Estamos participando pela segunda vez e estamos caminhando, graças às pessoas que participam e ao apoio da administração”, disse, afirmando que a secretaria de Cultura e Turismo “está crescendo visivelmente tanto no campo turístico como na área cultural”. 

Participaram da Exposição, os seguintes artistas sacramentanos, Bia Almeida, As apresentações culturais a noite ficaram por conta dos músicos do Núcleo Musical Claudia Cruvinel e do jovem trio de cantoras, Viviane, Jennifer e Luciane.