Por nascerem e viverem em pecado, muitas pessoas julgam, que nem elas e ninguém, jamais podem ter certeza do perdão, completo e eterno dos seus pecados, da salvação eterna e que ao morrer e partir da terra, ninguém pode ter certeza, de que vai imediatamente morar com o Senhor Jesus no céu. Por não terem esta convicção, muitas pessoas vivem cheias de dúvidas, de medos nos seus corações, nas suas almas, nas suas vidas, consolando-se, em parte, por acharem que o amor, a bondade e a misericórdia de Deus, o Senhor, somados as suas caridades e penitências, praticadas com tanto amor ao longo de suas vidas e que ajudaram tantas pessoas, na última hora, vão dar um lugarzinho no céu; e assim vivendo, fazendo suas caridades e penitências, vão consolando seus corações, sempre cheios de receios e dúvidas, que jamais gostariam de ter.
Será que a Palavra de Deus tem respostas para estas incertezas, dúvidas e receios? Será que a Palavra de Deus ensina que podemos ter certeza da salvação completa e eterna dos pecados que jamais deixamos de praticar? Será que a Palavra de Deus ensina que podemos ter certeza de que deixando a terra, vamos imediatamente morar com o Senhor Deus no céu para sempre?
Eis o que a Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras ensinam. Abra sua Bíblia! Leia o Texto Sagrado! Confira os versículos mencionados! Apesar de escrita por homens, a Bíblia é a Palavra de Deus! O Espírito Santo verá seu esforço e irá ajudá-lo, dando-lhe luz, conhecimento, compreensão, fé, certeza das verdades e das promessas que Deus, o Senhor, revela e ensina para que sejam bênção para o seu coração, sua alma, sua vida; para que você viva com certeza e não com dúvidas, viva com segurança e não com receios que nunca têm fim.
Lucas 23.41-43: Disse Jesus para o ladrão arrependido da cruz: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”;
Lucas 23.46: Disse Jesus imediatamente antes de morrer: “Pai nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto expirou”;
Atos 7.59: Disse Estevão o primeiro mártir do cristianismo, ao ser apedrejado e antes de morrer: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”;
Atos 16.31: Disseram Paulo e Silas ao carcereiro de Filipos: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa”, Atos 16.31:
Romanos 10.9-11: Disse o Apóstolo Paulo: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração creres, que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque como o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido”.
I João 5.9-13: Finalmente, eis o testemunho do próprio Senhor Deus: “Ora, este é o testemunho de Deus, que Ele dá acerca do seu Filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Ele dá acerca do seu Filho. E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas cousas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o Filho de Deus”.
Não duvide! Não seja incrédulo! Você pode crer! Você pode orar e dizer: Senhor Deus, Jesus e ninguém mais além de Jesus é meu Salvador e Senhor pessoal, único e eterno. Receba-me como teu filho e teu (tua) servo (a) em nome de Jesus. Amém.
O Senhor Deus o(a) abençoe! Ao Senhor Deus toda a glória!
Rev. Dr. Luiz Viana de Alcântara Filho | Igreja Presbiteriana do Brasil