O Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SindUTE/MG está realizando pesquisa, inédita, online (via Internet), em todo o Estado, desde o início do mês de agosto. A pesquisa, que atende uma antiga reivindicação, tem como objetivo traçar um perfil dos trabalhadores em educação de Minas Gerais.
“Nosso objetivo é levantar informações sobre os profissionais da educação em seus locais de trabalho, dados sobre o exercício da profissão no ambiente escolar, entre outras questões. Desta forma, também buscamos nos instrumentalizar para aprimorar, ainda mais, os nossos processos de negociação com o Governo do Estado e assim atacar os problemas existentes na escola pública e na profissão de educador”.
A pesquisa tem como finalidade investigar cinco aspectos relacionados aos profissionais de educação: Características socioeconômicas e demográficas; Informações sobre o trabalho,carreira e rendimentos; Condições de saúde; Situações vividas no local de trabalho e Violência no local de trabalho.
Para o êxito na pesquisa, o Sindicato alerta que “nossa pesquisa online está protegida contra “fraudes”, sendo impossível que “robôs”preencham o questionário, salvo se alguém fornecer o login. de acesso para outra pessoa”.
Outra orientação do Sindicato é de que “não é aconselhado responder a pesquisa através de smartphones ou tablets, por terem telas pequenas, uma vez que páginas não foi feita uma versão mobile para a pesquisa, neste caso,cada pergunta será uma página e como a pesquisa é extensa, desgastará o respondente”
A pesquisa que será por amostragem, será representativa para cada uma das oito carreiras da educação: AEB, ANE, ASE, ATB, ATE, ASB, EEB e PEB. A pesquisa poderá ser acessada na página www.pesquisasindute.com.br ou www.sindutemg.org.br.
Maiores informações sobre a pesquisa, os profissionais da educação deverão procurar a subsede do SindUTE.