Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

A primeira peregrinação

Edição nº 1469 - 12 Junho 2015

“Reside nesse ato de coroação, talvez o primeiro grande feito que a Basílica aqui instalada faça. Estão presentes nessa  celebração e ato de coroação, sacramentanos de diversos lugares do Brasil, que peregrinaram até aqui para buscar o patrocínio de Maria Santíssima, ou seja,  a proteção divina. 

 

A expressão peregrinus assume uma definição que expressa aqueles viajantes que, movidos por motivos religiosos, caminham me procissão ao local de adoração. Por extensão é chamado de peregrino todo indivíduo humano ou animal que dirige de um local para outro, como é o caso das aves que migram certas épocas do ano, por exemplo, as andorinhas...

 

Assim é com alegria e os corações cheios de fé, que nós,  sacramentanos ausentes,  nos reunimos ao redor do Altar Eucarístico para juntos louvar a Deus por Maria, a Senhora do Patrocínio do Ssmo Sacramento. Reverenciamos Maria como intercessora da humanidade, pois e aquela que pode compreender as aflições  humanas e aconselhar seus filhos, a trilhar com seu exemplo o caminhão de Jesus, que passa pela humildade e pelo serviço.

 

Recorrer a Nossa Senhora do Patrocínio  do Ssmo Sacramento, a  Mãe  do bom conselho é pedir que Maria nos oriente, que cuide de nosso coração e indique o melhor caminho, como servidora de Deus e Mãe amorosa.

 

Muitas e grandiosas são as glórias de Maria, pelas quais não cessam de propagar e cantar louvores todos os seus servos. Não apenas os anjos e santos nos céus, mas também nós, os pecadores, glorificamos com confiança todos os dias a tão excelsa Mãe.

 

 É por isso que ao olharmos para Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, sentimos um alento indescritível no coração, um ânimo acalentador que nos revigora espiritualmente e nos conforta a alma. 

São estes os sentimentos que acompanharam  e sustentaram a caminhada de nossos amigos sacramentanos que hoje não mais aqui residem. Também são estes sentimentos que os fizeram voltar para render graças e homenagear esta Mãe nesta data tão significante para nossa cidade e para a nossa Basílica. Que Nossa Senhora continue amparando-nos na caminhada.

 

 Quem não se encanta diante da singeleza de uma criança ou da pureza fascinante de uma flor. Maria, aqui sob o título de  Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo Sacramento é a beleza de Deus e nela está nossa vocação: somos belos diante de Deus. Maria é discípula porque aprendeu com Jesus. É missionária porque nos mostra a redenção de Jesus. É conselheira porque nos orienta,  com seu exemplo,  os caminhos mais seguros.  Maria não quer ouro nem prata. Ela quer o coração, a simplicidade em amar e homenageá-la. Entregar-lhe flores é dizer muito obrigado por seu amor de Mãe. 

 

Maria, aceitai as flores que agora vos oferecemos e que o aroma de sua bondade espalhe por todos os cantos dessa Basílica e que as pessoas caminhem pelo mundo exalando seu perfume. 

 

São flores singelas, plantadas, regadas e cultivadas em nossas famílias. (Os participantes entram com as flores) Flores do amor e da fidelidade; flores da educação carinhosa e respeitosa dos filhos; flores da paz da convivência entre pais e filhos; flores da sensibilidade e do serviço para com os doentes e idoso de nossas famílias. 

 

Aceitai, ó Mãe, as flores que depositamos diante de vossa imagem e fazei nossos corações transbordarem de amor a Jesus e aos irmãos e que  nunca vos  afasteis dos nossos corações.  

 

(*) Paulo Sérgio é professor da UFU