Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fui brincar no Bloco das Cabritas!

Edição nº 1455 - 06 Março 2015

Ainda o carnaval, cá com meus botões, fiquei pensando se Sacramento não virou de fato um inferno com o marasmo que a cidade viveu nos quatro dias de folia. Como não tinha trabalho a fazer, com minha indefectível  fantasia de jornalista, blue-jeans e t-shirt , me mandei atrás do 'bloco das cabritas', no Guarujá...

 À luz da concepção teológica contemporânea - aliás, até o papa Francisco revisa a Teologia do inferno - pelo feice vi a cidade abandonada, transformada no nada, na ausência de tudo. As trevas de Dante. Mais terrível que as chamas ardentes... Os tachos e caldeirões que ardiam sobre chamas seculares foram substituídos pelo vazio, niilismo total, escuridão sem fim, a ausência de Deus... Tem coisa pior?  Depois chamam aqueles memoráveis carnavais de rua de 'coisa do demo'. Demo é esse 'paradismo' como bem dizia a Da. Zulmira, nos belos tempos do Rei Azor.

Ah, do que nos privaram os políticos! Enquanto o desfile não vem, estamos ali bebendo umas e outras e ouvindo o show à parte do grande apresentador Polaco, figura memorável e inesquecível de tantos carnavais. Na sua peculiar sinceridade, fazia do microfone o seu walk talk para expressar suas ordens ao pessoal de apoio.

“- Alô, Rei, vamos ouvir umas marchinhas aí até o pessoal se aprontar... Está chegando a grande hora, minha gente! Quero convidar os jurados para que se dirijam aos seus palanques especiais. Gente, vamos aplaudir esses jurados. Não é mole, não, julgar, porque cada escola está melhor do que a outra... Vamos aplaudir!!

Ô Pereirinha, está na hora, solta aí a primeira escola. É o carnaval de rua de Sacramento, minha gente, o melhor de Minas Gerais... Temos 10 mil pessoas na cidade esta noite. Mais da metade é marginal e bandido que chega de fora, mas não tem importância, não...  Vamos aplaudir, minha gente. 

Gente, é o seguinte: vamos aplaudir, vamos incentivar essas escolas, porque vocês não imaginam o sacrifício que é botar uma escola de samba na rua. Esse pessoal é herói!! Trabalha aí o mês inteiro com a verba da Prefeitura que é uma merreca e coloca na avenida essa beleza de desfile. Cada enredo mais bonito do que o outro...

Ô Pereirinha, fala pra por... dessa escola entrar na avenida, porque eles já tão perdendo ponto.

Gente, olha, vamos aplaudir os jurados. Como eu disse, não é fácil julgar, o trabalho das escolas está muito bonito. Exige um sacrifício muito grande. Esse pessoal é herói. Palmas para os jurados!

Ô, Pereira!! Entra ou num entra essa po...? Ó, faz o seguinte, pode abrir o cronômetro. Eles que se f... Pode abrir, vão perder ponto prá cada minuto que passar. Pode avisar. Num quero nem saber!

Olha, gente, eu estou na coordenação e vejo o sacrifício que esse pessoal faz. São heróis. Vamos aplaudir, gente!! Sacramento está mostrando o melhor carnaval de toda a região, de todo o Estado... Estamos recebendo milhares de turistas, a metade deve ser bandido e maconheiro, mas estão vindo...  É estatística, gente!

Ô, Pereirinha, pelo amor de Deus, bota a p... desta escola na avenida. Cê num tem pulso, não? Chama os 'segurança'... Assim não dá... Ó, pelas minhas contas, já perderam cinco pontos. Que se f...!! 

Gente, é o seguinte, eu quero agradecer ao Pe. Sérgio que transferiu a missa da Matriz por conta do desfile... Vamos aplaudir, gente, o Vigário, que está apoiando nosso carnaval. Olha a sensibilidade do padre!! Vamos aplaudir esse gesto, gente!

Pereira, acabou. Não tem mais como esperar. Manda essa escola pros 'quinto dos inferno'!! Rei, solta uma marchinha aí... Vamos aplaudir, gente!!”

Nós estávamos no céu e não sabíamos!!

(WJS)