O mundo vive o tempo Pascal. É um tempo de júbilo que vai do Domingo da Ressurreição ao Domingo de Pentecostes, 50 dias, este ano celebrado no dia 19 de maio. Para se chegar ao Domingo da Ressurreição, as igrejas, sobretudo a católica, se prepara com a Quaresma e a Semana Santa, que culmina com a ressurreição. Em Sacramento, as duas paróquias, do Santíssimo Sacramento... e de Nossa Senhora da Abadia, celebraram intensamente a última semana, com diversas missas e caminhadas penitenciais. A novidade este ano ficou por conta de celebrações conjuntas das duas paróquias, com a Procissão do Encontro, na terça-feira, e a Procissão do Senhor Morto, por tradição a cerimônia que mais atrai fieis às igrejas. As demais celebrações foram realizadas nas duas paróquias em horários distintos, propiciando aos católicos a participação numa ou noutra igreja. Na Igreja Evangélica Casa de Oração, os fieis vivenciaram um tríduo de conferências com o Ir. Onézimo Domingos Sonezinho. No ritual do lava-pés este ano, nas duas paróquias, os párocos lavaram os pés de jovens, em alusão ao tema da Campanha da Fraternidade 2013, ‘Fraternidade e Juventude’. Pe. Sérgio, na Paróquia Central, inovou na cerimônia, descendo do presbitério para lavar e beijar os pés de vários paroquianos que participaram na missa da Instituição da Eucaristia.
Paróquia da Abadia
“A semana Santa 2013 foi maravilhosa! A participação dos paroquianos; a procissões; as equipes que prepararam e executaram cantos e liturgia; os batizados da Layani e do José Maurício... Foi tudo muito bom. A melhor parte foi a integração das duas paróquias! Foi uma verdadeira expressão de unidade e sintonia entre a Paróquia da Abadia e a Paróquia do Patrocínio! Certamente teremos outros eventos em conjunto, afinal, o que é bom tem que se repetir. Muito obrigado a todas as pessoas que estiveram envolvidas na preparação e execução dessa Semana Santa que ficará na memória de todos!”, avaliou, Pe. Eduardo
Uma Santa Semana Santa!
Para Pe. Sérgio Márcio, da Paróquia do Santíssimo Sacramento, que viveu a experiência de sua primeira Santa Santa em Sacramento, em vista de sua posse como pároco, em janeiro último, “foi uma santa Semana Santa”. Veja sua avaliação:
“- Tive a oportunidade de passar aqui, pela primeira vez, uma Semana Santa e, pude sentir, pelo envolvimento dos inúmeros agentes de pastorais e movimentos, pela grande participação dos fiéis, pelas emoções contidas ou não, pelas conversas partilhadas, pela unidade das duas paróquias, pelo desejo forte de voltar e participar na cerimônia seguinte, que a semana foi santa.
Santa porque foi capaz de penetrar fundo nos corações das pessoas, levando-as a entender que Jesus “tomou sobre si as nossas doenças, carregou as nossa dores”...(Is 53,4), e, por este sacrifício, “fomos curados nas suas chagas...livrada a sua alma dos tormentos, verá a luz, o justo será saciado de contentamento. O meu servo justificará a muitos”...(Is 53, 5.11).
Se Jesus foi solidário conosco na sua cruz, assumindo a nossa fraqueza, fomos solidários com Ele através da nossa participação nas celebrações, que deve gerar em nós o compromisso de continuar nos solidarizando com Ele na pessoa do nosso próximo, sobretudo aquele que sofre. No comprometimento com o outro está o verdadeiro valor de nossa semana.
Passando pela semana santa, entendemos que a cruz do Senhor é caminho seguro e certo para a conquista da vitória: vitória da luz sobre as trevas, do bem sobre o mal, da VIDA sobre a morte.
A semana maior deverá se estender por todo o ano, aliás, por toda nossa vida, levando-nos a esse compromisso com o Cristo presente em nós e no outro. Compromisso gerador de vida, de fé, de solidariedade. E se isso acontecer, realmente a nossa semana foi santa, mais que isso, ela foi divina”.
Casa de Oração
A igreja evangélica Casa de Oração vivenciou também mas uma vez sua celebração pascal com conferências realizadas na Sexta-feira Santa, no Pacheco's Buffet, reunindo fieis da cidade, das comunidades rurais e, também de várias cidades da região, como Ituverava, São Joaquim da Barra, Uberaba, Araxá...
De acordo com o Ir. Giovanni Fernandes da Silva, a igreja viveu este ano o tema, 'O plano de Deus na vida das pessoas e a realização da vontade de Deus em nossas vidas', ministrado pelo Irmão Onézimo Domingos Sonezinho, diretor presidente do Ministério Ceami, uma casa que presta assistência a dependentes químicos, em Uberlândia.
“Enfim, foi um dia muito participativo, com as conferências, leituras bíblicas, orações e cantos de louvação ao Senhor e encerrando com um jantar de confraternização. Foi muito bom”, avaliou Ir. Giovanni, informando que Sonezinho participou de celebração junto aos internos, diretores e convidados no Lar Doce Lar da Criança, no sábado e, também na manhã de Domingo, na Escola Dominical.