Irmãos!
Monsenhor Valmir Aparecido Ribeiro é natural de Alfenas, Minas Gerais e filho do Vitor Ribeiro da Silva e da Benedita Maria Ribeiro. Cursou o Ensino Fundamental em sua cidade natal, indo para Pirassununga, SP, para fazer o Colegial com os padres missionários do Sagrado Coração. Lá, serviu o Exército.
Sua vocação sacerdotal aflorou quando sensibilizado devido a uma catástrofe que ocorreu em Alfenas, sua cidade natal, voltando, ajudou de corpo e alma a todo o povo sofrido. A partir daí sentiu-se totalmente atraído ao chamado de Deus.
Em 1988 já estava no Seminário São José, aqui em Uberaba, onde já no diaconato, trabalhou na cidade de Prata. Como sacerdote, trabalhou durante 12 anos na paróquia em que o conheci. Paróquia Santa Terezinha.
Nela, pudemos trabalhar juntos num projeto de Evangelização onde participaram leigos e toda a cúria metropolitana. Naquela ocasião pudemos descobrir não somente sua vocação sacerdotal como Homem de Fé que traz a Palavra hábil do Pai, mas também como o psicólogo que abre consultas e ameniza sofrimentos dos nossos irmãos.
Depois foi para Sacramento com um grande e belo trabalho, onde recebeu o título de Monsenhor. De volta a Uberaba, prestou serviços na Paróquia de Santa Edwiges.
Monsenhor Valmir é licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia.
Padre e pai, Monsenhor Valmir cativa cada um de nós na sua vontade de servir indistintamente a todos, de todo o credo, que o procuram. Monsenhor Valmir nos contagia com sua confiança na Palavra, na Ação da Palavra e no resultado que esta mesma Palavra de Deus nos trás, para abraçarmos sua Fé, a nossa Fé em Deus Pai, Jesus Filho e Espírito Santo, a Trindade una que rege nossa existência.
De uma amizade cativante, Monsenhor Valmir faz amigos e seguidores em cada paróquia que assume, contagiando cada pároco a delinear um novo caminho no Pai. Igreja é solidariedade. Igreja é comunhão. Igreja é ação, motivada na nossa busca maior ao Reino de Deus.
Monsenhor Valmir, sua fé nos contagia a orarmos em ação e agirmos em nome de Deus a todos os que nos rodeiam e nos pedem auxilio também.
O sentido e a força que você nos trás no “Servir a Todos indistintamente”, nos trás a certeza que estamos em boas mãos.
Amém.
Donaldo Santos Júnior
Articulista FPAURUberaba, 18 outubro 2013