Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Presidente canta seu amor à terra

Edição nº 1378 - 06 Setembro 2013

Antônio Carlos Cruvinel iniciou seu discurso com um resgate histórico da região   a partir do século 18, até a fundação  da capela dedicada ao Santíssimo Sacramento sob o patrocínio da Virgem Maria, pelo Cônego Hermógenes Cassimiro de Araujo Brunswick.

 

“- Desse primeiro ato de fé até os dias de hoje, sinto que esta cidade e seu povo permanecem abençoados pela proteção divina de Jesus Sacramentado e de sua Santíssima Mãe, em que pesem as dificuldades inerentes à vida pessoal e comunitária de cada um. Basta olhar ao redor para enxergarmos as belezas naturais que nos cercam, como a Gruta dos Palhares; a fecundidade imensa deste solo do qual se extraem riquezas agrícolas e pecuárias; mas, em especial basta conviver um pouco com a gente desta terra para perceber a força de sua firme esperança em Deus. 

 

Com base no Evangelho, dizemos que a 'fé remove montanhas', e que somente aqueles que persistem, com paciência, humildade e prudência diante das dificuldades poderão essa verdade testemunhar. Hoje, diante das senhoras e dos senhores, também posso dar testemunho dessa realidade”, disse.

 

Destacando o trabalho junto ao Tribunal de Justiça do estado, afirmou o presidente que colocou em prática as muitas ideias que já se acumulavam em sua mente e em seu coração, desde sua primeira gestão na Corregedoria Regional Eleitoral, destacando a carência da estrutura física para sua atuação no interior.

 

“Via cartórios eleitorais funcionando em pequenas salas dentro dos fóruns municipais, abrigados em instalações precárias, muitas delas alugadas a particulares, sem qualquer estrutura para os servidores, magistrados e promotores e, principalmente, para o atendimento aos eleitores.

 

Assumindo o Tribunal no ano em que a Justiça Eleitoral completava 80 anos de instalação no Brasil, julguei que um de meus principais compromissos deveria ser com a dignidade dessa Justiça Especializada, tão importante para o equilíbrio democrático de nosso País. (...) E com a proteção divina do Santíssimo Sacramento e sob o patrocínio da Virgem Maria empreendi esforços que se mostraram positivos, e que se concretizam, hoje, de modo muito especial, neste momento em que inauguramos  a nova sede da 243ª  Zona Eleitoral de Sacramento; sede própria, denominada 'Doutor Djalma Afonso do Prado', em homenagem a um notável advogado que, numa curta existência de 33 anos, contribuiu em muito para levar dignidade aos seus concidadãos sacramentanos”. 

 

O presidente Antônio Carlos Cruvinel, após enumerar as inúmeras sedes próprias que serão inauguradas, citando nominalmente os nomes de 50 municípios beneficiados,  agradeceu por todo empenho para que a sede fosse concretizada. 

 

“Em nome do prefeito Bruno Scalon Cordeiro, cumprimento as autoridades municipais de Sacramento, com um reconhecimento especial ao Dr. Wesley De Santi de Melo que muito contribuiu para o fato que hoje celebramos”, disse, numa referência ao ex-prefeito, pela doação do prédio à Justiça Eleitoral para abrigar a nova sede.

 

Na homenagem a Dr. Djalma Afonso do Prado, o desembargador Antônio Carlos destacou sua atuação na família, política e na sociedade;  sua doação e serviços aos  menos favorecidos e lembrando:  “Seu talento para a política e para a justiça era nato”. E, num preito de gratidão enfatizou: “O amor à verdade nos faz recordar figuras como  a de Dr. Djalma Afonso do Prado. Que ao passarem por este prédio público, as gerações presentes e futuras possam conhecer o exemplo de vida que ele nos legou: vida de compromisso; vida de solidariedade e de combate às injustiças”.  

(Excertos do discurso do presidente do TRE,desembargdor Antônio Carlos Cruvinel)