Neste momento, em que nós trasladamos os restos mortais de Cgo. Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, volvo meu pensamento para a história de nossa terra, que marca a nossa tradição e forma nossas raízes. Quisemos que os restos mortais de nosso fundador repousasse no mesmo local em que ele, há 162 anos, ergueu às margens do ribeirão Borá uma pequenina capela de pau-a-pique coberta com folhas de indaiá e a dedicou ao Santíssimo Sacramento sob o patrocínio de Maria. (...)
Grande foi a sua virtude: o de desbravar sertões e implantar a sua fé. Foi, sem dúvida, o homem mais ilustre do Sertão da Farinha Podre. E, como dizem os anais da história, verdadeiro habitante do deserto. (...)
Revmo. Pe. Antônio Borges de Souza, a Comenda da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, que V. Sa. irá receber, tem um alto significado para todos nós. Filho das terras de Hermógenes, a exemplo dele, aqui prestou o seu trabalho difundindo nossa fé, ensinando o amor à Maria e construindo o Seminário do Santíssimo Redentor.
Somente homens que têm fé, homens que renunciam a si mesmos podem deixar pegadas de amor, que promovem o bem comum por onde passam. Daí a escolha de sua pessoa para ser o primeiro agraciado com a maior honraria queo município pode oferecer, a Medalha da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. (...)
Nestes tempos difíceis deste conturbado final de século XX, quando outros povos falam de guerras e armas atômicas, queremos, mais uma vez, publicamente, nos colocarmos sob sua onipotente proteção maternal.
Para isso, mais uma vez, consagramos ao vosso imaculado coração, Maria Santíssima, nosso povo e nossas terras.
Afugentai para longe de nossas fronteiras a peste, a fome, todo tipo de guerra e decadência física e moral.
Protegei nosso povo, nossa sociedade, as crianças, os velhos, a juventude, as famílias, os enfermos, os tristes, os que sofrem. Enfim, todo e qualquer filho nosso, habitante deste lugar.
Mostrai-nos, Virgem Imaculada do Santíssimo Sacramento, que sois a mãe carinhosa, a padroeira poderosa de nossa terra.
Protegei todo o meu povo, sem distinção de credo, raça ou cor, porque vós sois a mãe poderosa e carinhosa de todos os povos”. (...)
E, querendo ainda mais completar estas homenagens ao meu povo, determinei que a Imagem Primeira de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, aquela mesma que foi trazida nos braços de Cônego Hermórgenes para a então capelinha de pau-a-pique, aqui se fizesse presente, no seu monumento, com que a presidir este espetáculo simples mais de real significado.
Quis o acaso, que esta primitiva imagem por algum tempo viesse parar em minha guarda, e que será doada ao Museu
Histórico de Sacramento, em outubro próximo, porque tal relíquia não pode pertencer à alguém, pertence, sim, ao meu povo (...)
(Excerto do discurso de José Alberto Bernardes Borges, então prefeito, na cerimônia de trasladação dos restos mortais de Cgo. Hermógenes para o seu monumento)