A Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, levou um grande número de fieis nas duas principais igrejasda cidade: a matriz de Nossa Senhora D´Abadia e a Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.
As celebrações, que marcam também a abertura da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema, 'Fraternidade e Saúde Pública', e o lema, 'Que a saúde se difunda sobre a terra', aconteceram às 19h e constou de missa, bênção e distribuição das cinzas.
Padre Eduardo Ferreira, pároco da Matriz de Nossa Senhora D Abadia, a exemplo da CNBB, criticou na homilia o corte de R$ 5,4 bilhões na Saúde. “Será que a presidente Dilma sabia do tema da Campanha da Fraternidade?”, perguntou e seguiu na reflexão sobre a necessidade de investimentos na saúde pública que é direito de todos os cidadãos. O pároco criticou a precariedade dos hospitais, o mau atendimento por parte de muitos profissionais, os baixos salários pagos aos profissionais e o SUS que, “é um dos melhores e mais completos planos de saúde, porém falta ao SUS maisinvestimentos.
Destacando o papel da igreja nesse processo, afirmou que é papel dela refletir essas questões e denunciar. “O Estatuto do Idoso nasceu a partir da reflexão na Campanha de 2003, Fraternidade e as pessoas idosas”, exemplificou.
O pároco concluiu a homilialembrando aos fieis que o tempo quaresmal é um tempo de penitência, jejum, caridade e reflexão. Vivenciando essa prática espiritual, durante a quaresma, todas as sextas-feiras, às 5h30 da manhã, procissão da Penitência em todas as igrejas da cidade, seguida de missa.