O bonde da história esta passando. Não dá mais para vivermos de saudosismo, olhando para o passado e dizendo: “bons tempos eram aqueles”. Precisamos, agora, olhar para frente, para o futuro, e começarmos a sonhar com pujança, com crescimento, com um futuro onde nossos filhos não precisem mais ir embora em busca de melhores oportunidades. Utópico? Talvez! Mas se muitas cidades já conseguiram, porque nós também não podemos? Claro que é muito mais fácil se acomodar nas justificativas que arregaçar as mangas e trabalhar para a construção de um futuro melhor. E, talvez, a nossa parte seja a mais simples, e nem por isso menos importante. Só precisamos votar. Com seriedade, com responsabilidade.
Vai começar a corrida eleitoral. Vamos poder escolher quais os rumos queremos dar à nossa cidade nos próximos quatro anos. Estaremos elegendo nossos representantes maiores no executivo e legislativo. Pode parecer não fazer diferença algumas, mas com certeza este é um grande engano. Os “tiriricas” que estão esparramados por este Brasil afora se sentem honrados e felizes com esta sensação que todos nós brasileiros temos de que “pior não fica”. Fica sim! Pode ter certeza. O fundo do poço é bem mais embaixo (e você não vai gostar de vê-lo!).
Se não vivemos um momento político propício, devido a tantas falcatruas, desmandos e corrupções também temos nossa parcela de culpa, pois fomos nós mesmos que elegemos os que estão aí hoje. Mas este e o momento de nos redimirmos, escolhendo pessoas sérias e honestas.
Não tenha dúvida de que este é o momento de nossa cidade voltar a crescer. As portas do mundo estão se abrindo para nós, e o crescimento bate a nossa porta. Se perdermos esta oportunidade voltaremos a ser apenas mais uma cidade medíocre no meio de tantas outras. E se a cidade cresce todos ganham. É por isso que precisamos de pessoas sérias, competentes e idôneas para administrar.
Problemas para resolver não nos faltam. É segurança, educação, saúde, habitação, transporte, drogas. E só com políticas sociais sérias e comprometidas com nossa realidade é que poderemos transformar nossos anseios em realidade.
Se existe o corrupto é porque existe o corruptor. Aceitar camisetas, pequenos favores, “bola”, e tantos outros meios escusos também é corrupção. Não importa o valor, importa a atitude. Tenha consciência disso. Se você vende seu voto você não é melhor que quem o comprou.
Faça a diferença, para seus filhos, para seus familiares, para você mesmo. Vote sério, vote consciente. Escolha pessoas que realmente acreditam nos mesmos valores éticos e morais que você acredita. Vamos juntos construir uma cidade melhor. Seu voto é nosso futuro.
Alexandre Mariani, articulista