Dia 23 de agosto de 2009 a paróquia de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento recebia como vigário Pe. André Camargos. Numa cerimônia simples foi-lhe entregue uma responsabilidade não só com o povo, mas com nosso grande Mestre. “Ide e ensinai a todos”.
Jovem corajoso e experiente que fez calar aqueles que murmuravam: é muito jovem, não vai dar conta. Mal sabíamos que nesse corpo jovem estaria estampada toda força, coragem e a maior de todas as qualidades, o amor. Amor, em primeiro lugar a Deus; depois o amor com que cuidava e cuida de Seu rebanho.
Não foram medidos os quilômetros que percorria todas as semanas para levar às almas mais necessitadas, não só a palavra de sabedoria e bondade, mas ia levar Cristo àqueles que, ansiosos, o esperavam. Fazia tudo como se fosse uma varinha mágica, para no final de semana poder nos presentear com sua presença diante dos altares de nossas igrejas, servindo naquilo que lhe fora confiado, sempre disposto a tudo.
Que bom vê-lo nos corredores de nossas igrejas, tentando cativar os jovens, crianças e o melhor ainda, chamando-nos, nós velhinhas, de 'minhas filhas'.
Fez despertar em nossos movimentos e pastorais, jubilosa esperança de frutos espirituais, dando-nos exemplo de vivência em palavra simples e humildes, mas cheias de Deus.
Nossos velhinhos, nossos enfermos, com certeza, sentirão falta daquele carinho e afeto com que eram tratados, mas pode estar certo de que muitos sacrifícios lhes serão oferecidos.
Palavras de incentivo e coragem não faltaram àquelas famílias enlutadas, que confiantes ganharam forças para continuar a caminhada.
Seus olhinhos espertos observavam tudo, até mesmo dentro da academia.
Não é chegado o fim, mas o começo de sabermos, caminhar sem Pe. André. Mas com a coragem que o senhor nos passa já podemos até tentar chegar lá.
Felizes serão seus paroquianos de Campo Florido, que não imaginam a beleza e a simplicidade estampada em seu novo pároco. Que eles descubram, assim como nós, a força e coragem deste grande homem de Deus!
Sentiremos saudades? Sim, quantas saudades! Mas esperançosos aguardamos os desígnios de Deus. Talvez o senhor volte um dia. Quem sabe? Nossa paróquia, nossos paroquianos, estaremos de braços abertos para recebê-lo.
O Conselho Paroquial e toda a paróquia se alegra em dizer: passou por aqui, Pe. André!
O nosso agradecimento não é feito apenas com palavras bonitas, mas no silêncio do coração é feito em preces pedindo ao bom Deus que lhe dê força e coragem nessa nova caminhada.
Obrigada, Senhor, por Pe. André! Colocamos em Suas mãos este servo. Faça dele o que desejar. Agradecemos, Senhor, por tudo e, ao senhor confiamos nosso querido Pe. André. Grandes coisas o senhor fez por nós, por isso estamos felizes!
Homenagem do Conselho de Pastoral e toda a Paróquia, Maria Helena Manzan Vieira – CPP Ap. Oração