E o dia da inauguração raiou esplêndido e claro!...
Fogos! Fogos! Duas Bandas de Música, percorrendo a cidade, a todos despertando e impregnando o ambiente de festivos e alegres sons e de uma feliz expectativa.
Na cerimônia máxima, que foi a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Provincial e concelebrada por vários Sacerdotes, já no encerramento, a voz ungida do Senhor bispo, D. Alexandre, gravou em minha memória, as palavras, que diziam mais ou menos assim:
“ - Para toda profissão se exige um aprendizado. Muito mais, para a formação do homem de Deus, que é o sacerdote. É necessário um bom espaço de tempo no silencio, na contemplação, no recolhimento, na oração, no estudo, no trabalho, no exercício de habilitação”.
É o papel dos seminários.
“Minha alma engrandece ao Senhor!...”
Não quero deixar de lembrar que uma plêiade de Padres Redentoristas nestes cinqüenta anos, por aqui passaram, com variados encargos, engrandecendo a obra da fundação, levando-a à um maravilhoso expoente. Foram a alvenaria, as colunas, a abóbada e o acabamento do edifício Divino, merecendo grande estima de todo povo. Vários deles aqui se encontram, participando de nossa alegria e festejos.
A todos, pleno louvor e prece de agradecimento, junto ao Autor soberano dos céus!... Obrigado, por executarem esta digna homenagem a eles!...
“Minha alma engrandece ao Senhor!...
Povo Sacramentano!... Amigos, parentes, conterrâneos!... Em 1980, nas margens do Rio Araguaia, no estado de Goiás, inaugurei uma Igreja. Todos a apreciavam. Um médico de Goiânia, passando por lá, quis conhecê-la. Examinou. Contemplou... Num dado momento, voltando-se para mim, deixou cair como chumbo no meu coração, as seguintes palavras que muito me comoveram:
“ - o senhor já ganhou o céu!...”
Respondi-lhe: - “não ganhei sozinho. Muitos foram aqules que me ajudaram!”
Meu bom povo, é a mensagem que eu quero deixar a todos!... Os antigos, os atuais benfeitores, moradores de Sacramento... Os dispersos por todos os rincões, cujos nomes não me lembro e não sei, mas, com certeza estão gravados no coração de Deus e inscritos no Livro da Vida.
O meu céu seja também para todos eles...
Que esta voz rompa os espaços e se faça escutar por aqueles, que já passaram deste mundo para o outro!...
O meu céu seja também para todos eles...
Padre Valmir,
Srs. Vigários,
Prefeito municipal,
Autoridades,
Promotres generosos desta festa,
Povo querido de minha terra natal,
Obrigado!
Com minha bênção sacerdotal!
(*) Pe. Antônio Borges de Souza - cssr