A fazenda Santa Maria, segundo Adolfo Ramos de Almeida, uma sesmaria doada pela rainha de Portugal, hoje, abriga descentes dos familiares. O complexo é composto pelo Recanto Sinhô Mariano (antigo albergue, fundado em 7 de julho de 1957, hoje adequado à legislação federal que proíbe o internamento de pessoas com distúrbios psiquiátricos), o Centro Espírita Fé e Amor, Centro Cultural, museu, farmácia, cozinha piloto e a Casa Assistencial Bezerra de Menezes.
Sobre o Recanto Sinhô Mariano, Adolfo Ramos explica a mudança. “As pessoas não ficam mais internadas como antigamente. Isso aqui é uma casa de repouso. Os pacientes entram e saem livremente, passeiam, vivem em contato com a natureza, têm acesso a TV, Internet, telefone, recebem visitas a qualquer hora. Levam uma vida normal.”, explica.
O Recanto continua com atendimento filantrópico, cobrando apenas o necessário para a manutenção. Durante a nossa visita, o Recanto contava com apenas um hóspede.
No Recanto há atendimento médico, todas as terças-feiras, com doutora Célia , que faz atendimento gratuito a gestantes e jovens, inclusive com palestras para orientação de adolescentes e jovens. A médica atende também através de convênio com a prefeitura de Conquista. A casa é ainda assistida por um outro médico, Márcio Cunha Faturetto, que atende aos sábados.
Centro Espírita completa 106 anos
O Centro Espírita Fé a Amor completou 106 anos no dia 28 de agosto. “O Centro foi fundado por Sinhô Mariano, tio de Eurípedes Barsanulfo. Temos reuniões aos domingos e dias festivos, mas no Recanto temos reuniões todos os dias”, explica Adolfo, que é também primo de Eurípedes Barsanulfo. Hoje, quem cuida do centro é o casal, Aberlardo da Cunha, sobrinho do Sinhô Marian, e sua mulher, Iola Ramos da Cunha.
Adolfo conta um pouco como nasceu o Centro. “O Sinhô Mariano fundou o Espiritismo aqui em 28 de agosto de 1900 e Bezerra de Menezes falecera em 29 de abril do mesmo ano. Sinhô Mariano era um materialista, Eurípedes Barsanulfo era católico. Tio Sinhô começou a descobrir coisas perdidas. Há muitas histórias desses fenômenos dele em livros e na voz do povo. Um dia, ele chamou o Frederico Peiró aqui e foram fazer os trabalhos espíritas e quem veio dar as ordens nos trabalhos foi Bezerra de Menezes, um médico que havia falecido no Rio de Janeiro em abril de 1900.
Segundo Adolfo todos os trabalhos de Santa Maria têm orientação espiritual do médico que foi capaz de retirar do dedo o anel de formatura e dar pra alguém comprar remédio. “Antes, eram o Recanto e o Centro, agora temos a Casa Assistencial, que é o hospital”, explica.
Aberlado, 88 e Iola, 85 são os responsáveis pelo Centro Espírita, ainda hoje dirigindo as reuniões.”Exatamente hoje, dia 28, o Centro completa 106 anos, mas hoje não é mais como antigamente, mas a gente ainda faz as reuniões”, diz.
Adolfo confirma falando da evolução tecnológica. “Digo sempre que se o homem tivesse evoluído moralmente como o mundo evoluiu tecnologica e cientificamente, o nosso planeta seria outro, com certeza”, afirma.
Tecnologia faz parte do complexo
Apesar de localizada em local baixo e cercada de morros, a fazenda Santa Maria é um local ligado com o resto do mundo. “Na antiga casa do Sinhô Mariano (próximo ao Centro) foi montada uma central de comunicação com torre que capta sinal da torre de Conquista e dessa central a Internet chega a todos os locais”, explica Adolfo.
O sistema de telefonia capta sinal de Conquista. “O telefone chama no Recanto, de onde partem os ramais para cada uma das casas, gerando, claro, interurbano, mas mas foi a solução que encontramos”, diz.
O telefone da Casa Assistencial Bezerra de Menezes tem o prefixo de Sacramento, – 3351-2811.