O comandante da 5ª Cia da PM em Sacramento, capitão Rayan Rodrigues Lopes (foto), que completa um ano em Sacramento no mês de fevereiro, faz uma avaliação positiva do trabalho realizado em 2006. “A avaliação é positiva pelos resultados obtidos em relação a prisões e apreensões de delinqüentes, cidadãos infratores e materiais.
Foram muitas prisões e apreensões de armas, drogas e outras. Muitas ocorrências foram lavradas e conseguimos coibir um pouco a criminalidade”, afirma, elogiando o trabalho dos policiais.
Para implementar o Projeto cinturão de Segurança a 5ª Cia da Pm de Sacramenta está sendo melhor aparelhada. “Já recebemos três caminhonetes Mitsubish, uma para Sacramento e as outras duas para Delta e Conquista, recebemos também coletes a prova de bala, sinalização, cones, lanternas, binóculos e estamos aguardando a chegada de mais armamentos: rifles e pistolas automáticas, tudo para fazer face à demanda que por ventura possa ocorrer vinda de outros estados, porque esse é o objetivo do projeto cinturão de Segurança, coibir a entrada e atuação de criminosos de outros estados”, informa Capitão Ryan.
Cinturão de segurança
O Estado de Minas Gerais vai investir R$ 47,4 milhões para a segunda fase do Programa de Interiorização do Plano Estadual de Segurança Pública e criação do Cinturão de Segurança do Estado de Minas Gerais.
Os investimentos reforçarão as ações de segurança no conjunto dos municípios do interior e contribuirão para evitar a entrada e atuação de criminosos de outros estados no território mineiro.
Boa parte dos recursos serão investidos na região fronteiriça do Estado, pois um dos grandes problemas que Minas vive hoje é o fluxo de quadrilhas, de criminosos de outros estados para Minas Gerais, que aqui agem e depois saem do Estado.
No lançamento do projeto, o governador Aécio Neves ressaltou que a iniciativa de Minas Gerais no controle das divisas com os estados será referência para o país.
Para a criação do Cinturão de Segurança, serão investidos R$ 22,4 milhões em 135 municípios que têm divisas com Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, numa extensão de 6,1 mil quilômetros.