Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

COHAB quer PSF em seu bairro

Os moradores dos conjuntos residenciais, José Sebastião de Almeida (Cohab) e José Luiz da Matta (Bocão), lamentaram, através do presidente da Associação do bairro, José Idualte, no sítio da 'Sacranews', em entrevista ao repórter, Carlos Mayer Pereira, a precariedade do serviço de saúde naqueles conjuntos residenciais. A notícia desencadeou uma reunião entre a diretoria da Associação Comunitária Amoroso Lima (Cohab), moradores e o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, no salão de festas da Igreja de São Brás, dia 1º último, com o objetivo de discutir políticas de saúde relativas ao PSF do bairro.

"É uma grande mentira quando eles falam que o PSF está funcionando, é por isso que eu estou procurando as pessoas pra nós podermos organizar isso, porque a médica está pronta para atender. Só que estamos ainda esperando a boa vontade de alguns assessores ou do próprio pessoal do comando", disse Idualte na entrevista, afirmando que emprestou o salão comunitário da Associação e até seu escritório, mas todos têm que sair do bairro para serem atendidos na UBS Aracy Pavanelli.

Na reunião, o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, afirmou que a notícia era mentirosa e culpou mais uma vez a imprensa: "Teve uma reportagem na Internet, eu não gostei, foi de muito mal gosto do jornalista. Conversei com Idualte e ele me garantiu que não falou aquilo, não foi isso Idualte?", perguntou o secretário ao presidente, que participava da reunião no fundo do salão, sem esperar resposta. Na verdade, Idualte falou, sim. Na fita gravada dia 23, o presidente fez uma crítica dura, tanto que Mayer teve que omitir termo para a entrevista ir ao ar. E não só a saúde estava precária no bairro, segundo Idualte. Criticou vereadores, o mau-cheiro provocado pela ETE, informando que o SAAE já normalizou a situação, falou das condições da quadra de esportes, de buracos nas ruas e outros assuntos