O Circuito da Canastra é um dos três roteiros turísticos, dos 87 identificados em todo o país, que terá prioridade das ações do Ministério do Turismo, nos próximos quatro anos do governo Lula. A informação é do atual ministro, Walfrido dos Mares Guia. Segundo ele, a decisão independe de sua permanência à frente da pasta. “São definições tomadas pelo Conselho Nacional de Turismo, que é o fórum de decisões reconhecido pelo governo e pela sociedade”, disse. O MTur poderá contar, em 2007, com recursos de, pelo menos, R$1,534 bilhão. “Este valor representaria o maior orçamento da história do turismo no país", ressalta o ministro.
Uma das emendas contempladas pelo ministério foi proposta ainda durante o governo Biro, pelo deputado Nárcio Rodrigues. Trata-se da pavimentação da Estrada Ecológica do Parque Nacional da Serra da Canastra, com asfaltamento de trecho que liga os municípios de Sacramento e Delfinópolis, passando pela região de Sete Voltas, num total de 140 km. Está garantida a manutenção da estrada de terra feita pelos municípios, num trecho que contempla acessos aos povoados de Desemboque, Pinheiros, Jaguarinha, Quenta-Sol, Santa Bárbara, Sete Voltas e Santa Maria.
O maior volume de recursos, no entanto, deverá beneficiar o “Caminhos da Canastra”, que congrega os municípios de Araxá (São João da Serra da Canastra), Tapira, Sacramento (Desemboque) e São Roque de Minas. São diversas obras de infra-estrutura, como a pavimentação da BR–146, no trecho de Tapira a São João Batista do Glória, num total de 180 km. Esta ação tem prioridade alta.