Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ponte do Castegliano substitui tábua por concreto armado

Edição nº 1781 - 07 de Maio de 2021

A ponte do ribeirão Castelhano, que liga a Estação do Cipó a Jaguara, já está em obras e, em breve, será liberada para o tráfego. A ponte foi construída no início do século XX para servir a linha da Mogiana que ligava o Triângulo Mineiro a São Paulo, a partir da estação do Cipó. Com a desativação dos trens de ferro, a velha 'Maria Fumaça', a linha férrea, foi transformada em uma estrada de terra, utilizando-se da ponte, que ganhou um tabuado para trânsito dos veículos”. A informação foi dada ao ET pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, informando que a ponte estava em estado precário de conservação.

“Era uma ponte de madeira, construída em cima da estrutura de ferro onde passava a ferrovia.  Como o leito é de madeira, a ponte precisava de uma constante manutenção. Aproveitando que os barrotes estavam deteriorados, exigindo uma reforma geral e de alto custo, optamos por uma ponte de concreto, usando a  estrutura de ferro já existente. Depois de concluída, ela ficará como a ponte da Carmelita”, exemplificou.

“As obras estão bem adiantadas e será uma ponte que não terá mais madeira no seu assoalho, só ferros e concreto. Há aquele ditado que diz que 'o barato sai caro'. Se a ponte continuasse com a madeira, praticamente, todo ano precisava de manutenção. A um custo de R$ 80 mil, a nova estrutura terá uma durabilidade de muitos anos, ou para sempre”.

A ponte está sempre construída pela empresa Barsa Engenharia Ltda, que construiu a ponte Ângela Magdalena Scalon, conhecida como ponte da Carmelita e a ponte Benvindo Coelho, mais conhecida como ponte dos Pinheiros, ambas concluídas no ano passado.