Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Secretário do Meio Ambiente visita cidade na ampliação do projeto da coleta seletiva

Edição nº 1712 - 31 de Janeiro de 2020

A Prefeitura de Sacramento, através da Secretária de Meio Ambiente, lançou nesta sexta-feira 31, a ampliação do projeto da coleta seletiva de lixo da cidade. A solenidade de lançamento, realizada no  auditório do Centro Administrativo contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, que foi recepcionado pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, na presença de várias autoridades, como o subsecretario de Estado de Gestão Ambiental, Rodrigo Franco; deputados federais Franco Cartafina e José Vitor;  os promotores, Carlos Alberto Valera e José do Egito de Castro Souza; coordenadora Sócio Ambiental do Consórcio UHE Igarapava, Joelma Mendes Gomes Ferreira; os membros da Cooperativa Recicla União, presidida por Willian Enes de Souza e o secretário de Meio Ambiente, Marinho Severino II que, após saudar os presentes resumiu o trabalho realizado na cidade.

“A coleta seletiva foi implantada no município em 2010 e de lá pra cá muito tem sido feito em busca de seu aprimoramento até chegar a esta fase de ampliação, através de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Sacramento e a FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente), em parceria com o instituto GESOIS, em março de 2019. 

Destacou o secretário que apenas 19 cidades do estado foram selecionadas, entre elas Sacramento. “Várias ações foram realizadas durante o ano de 2019, visando a melhoria do processo da coleta seletiva do lixo, com a conscientização constante da população que tem contribuído cada vez mais com a disposição adequada do lixo gerado em suas residências nos dias corretos da coleta pelos caminhões coletores. O trabalho é constante e não deve ser interrompido para se alcançar um resultado satisfatório na separação do lixo”. 

De acordo com o secretário, o projeto de ampliação vai atingir os novos bairros da cidade e as comunidades rurais.

 

Sem educação ambiental não se faz coleta seletiva

Para os promotores curadores de Meio Ambiente regional e local, Carlos Alberto Valera e José do Egito de Castro Souza, em entrevista ao ET, afirmaram que é preciso reciclar o lixo e as mentes. 

“Dois municípios da nossa região foram contemplados no projeto da FEAM e não há dúvida de que este é o caminho. O planeta não vai aumentar, mas a população continua aumentando e gerando mais e mais lixo, então precisamos nos reeducar em relação ao trato das questões ambientais e nada mais adequado e justo que reciclarmos o nosso lixo. Mas para reciclar o lixo, é preciso reciclar as mentes, por isso estes programas precisam ter na base a educação ambiental. Sem educação ambiental não se faz coleta seletiva”, afirmou Valera, elogiando os trabalhadores e catadores, que estão sendo chamados de Empreendedores do Bem. 

“Eles prestam um trabalho magnífico para a sociedade e estão assegurando o que chamamos de direito intergeracional, que nada mais é do que fazer com que a nossa geração, deixe para as gerações futuras um planeta melhor”, afirmou. José do Egito completa ressaltando que “os problemas ambientais são responsabilidade de todos. Se não tiver a participação popular, a coleta seletiva não será efetivada”. 

Os deputados federais Franco Cartafina e Zé Victor, parabenizaram o município pelo trabalho que vem sendo realizado, reconhecendo que o assunto 'meio ambiente' tem sido recorrente em Sacramento ao contrário de muitos outros municípios. “Sacramento está à frente de muitos municípios na questão ambiental”. 

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, focou sua mensagem na Agenda de Meio Ambiente que contempla a parte social e econômica, destacando que na parte social o foco será o protagonismo dos catadores de lixo reciclável (empreendedores do bem). “São eles os maiores parceiros do município e da sociedade, são eles os responsáveis pela destinação do nosso lixo e que merecem ações diretas na sua atuação”. 

Finalizou, mostrando a importância da educação ambiental e do papel do gestor. “Nós, Secretaria de Estado e a Prefeitura, somos gestores do Meio Ambiente e, como gestores, investimos em ações, estrutura para que a coleta seja de fato efetiva, mas isto só será efetivado se houver a participação efetiva da população”. Vieira, finalizou parabenizando o município pela boa gestão dos resíduos sólidos e ações em prol da coleta seletiva. 

Encerrando o encontro, o prefeito Wesley De Santi agradeceu a visita das autoridades comprometendo-se a cumprir as ações recomendadas em relação ao meio ambiente e agradeceu pela parceria.  “Parceiros. É isto que todos somos, estamos nesta causa juntos”. 

Encerrando a solenidade, apresentação do trio, “As meninas Super Ecológicas”, uma parceria entre a Prefeitura e o Consórcio da Usina Hidrelétrica de Igarapava.