Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Scala realiza XV Convenção de Vendas

Edição nº 1714 - 14 de Fevereiro de 2020

O Laticínio  Scala realizou nos dias 6 e 7 de fevereiro a 15ª Convenção de Vendas reunindo diretores e 22 representantes dos produtos Scala no país, dentre outros, no Samba Hotel, para uma avaliação do ano de 2019 e alinhar metas para 2020, com vistas a superar as vendas do ano anterior. É o que explica o gerente de Marketing e Vendas, Marco Antônio Barbosa ao afirmar, em entrevista ao ET, que a principal mensagem na convenção está explícita no lema, '100% Energia, Foco e Ação', para superar a marca vendida em 2019. 

“- Nossa expectativa é que tenhamos um ano bom, bem melhor que 2019, quando tivemos um crescimento de 4,5% em relação a 2018, um pouquinho abaixo da meta, porque a economia não foi bem. Agora, de olho no cenário macro econômico, acreditamos que 2020 será bem melhor e nossa expectativa prevê um crescimento de 6% com novos lançamentos”.

 

Um 2020 com novos lançamentos

O Laticínio Scala lança no mercado, ainda neste primeiro semestre, três novidades, a muçarela e o queijo prato fatiados em embalagens de 150g para o consumidor final e, para o canal food service, o cream cheese em balde de 3,6kg. 

“O lançamento da Muçarela e do queijo Prato fatiados visa evitar a manipulação dos produtos nos pontos de venda. As pessoas querem adquirir os produtos em pequenas quantidades e, com isso os pontos de vendas têm que manipular esses produtos, mas a partir dos próximos meses eles chegarão nos clientes já fatiados, demonstrando três vantagens: facilidade para os clientes, melhor qualidade do produto ao evitar a manipulação nos pontos de venda e mais agilidade no atendimento”, justifica, revelando a novidade do Cream Cheese, que chega agora aos clientes em baldes de 3,6kg.

“- O cream cheese nessa nova embalagem vai atender o canal de food service, por conta do sucesso feito em 2019, quando lançamos a bisnaga de 1,2kg, depois de 400g para varejo, e , como o grande consumo do produto é nos canais food service, principalmente de culinária japonesa e nas docerias, está na hora de lançarmos o SKU (balde de 3,6kg), para atender essa tendência”. 

De acordo com Marco Antônio, o cream cheese teve um crescimento muito rápido. “Lançado há um ano e meio, já estamos com uma produção próxima de 70 toneladas/mês”, explica, destacando que o lançamento da muçarela e do queijo prato fatiados acontecerá na APAS (Associação Paulista de Supermercados), o maior evento de alimentos e bebidas das Américas, entre os dias 18 a 21 de maio, em São Paulo. Já o lançamento do cream cheese vai acontecer na Fispal Food Service, espaço destinado aos profissionais do setor com conteúdo exclusivo e inédito, com foco em proprietários e gestores de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, buffets, cafeterias, hotéis, além de distribuidores e lojistas, também em São Paulo, em junho próximo.

 

Scala presente em 24 estados

Até pouco tempo, o Scala concentrava suas vendas em São Paulo, logo estendidas para os estados da região sudeste, sul e hoje, informa o gerente Marco Antônio, que o Scala alcança quase todo o país. 

“- Temos hoje representantes, praticamente, em todo o país, através de 20 representantes comerciais e dois vendedores diretos, um em Uberlândia e um no telemarketing em Sacramento. Estamos presentes em 24 estados, faltando dois pra fechar, Acre e Rondônia, devido às dificuldades de acesso. Mas nem por isso ficam de fora, pois o Scala tem uma logística com parceiros em São Paulo que leva nossos produtos até estes estados mais distantes.

Questionado sobre quem vende mais, o telemarketing ou o presencial, Marco Antônio não hesita em responder: “Sem dúvida, o presencial. O televendas faz um trabalho muito bom no atendimento exclusivo aos locais onde não temos representantes, mas o presencial é de suma importância”, reconhece, afirmando que o papel do representante é crucial. 

“- Eu diria que é uma profissão que não vai acabar. O brasileiro gosta dessa coisa de olho no olho, é uma profissão que sempre vai existir. O que está mudando hoje é 'o como vender', tema principal de nossa palestra nesta convenção, proferida pelo consultor Marcelo Caetano, especialista em Gestão e Representação Comercial.


Tradição Scala faz a diferença no país

Laticínio, assim como todo ramo de negócio, sofre oscilações. Se algumas companhias fecham as portas hoje, amanhã duas ou três estarão abertas. E como enfrentar essa competição? Marco Antônio diz que a resposta está no tema na convenção, '100% Energia, Foco e Ação'.

“Temos que ficar atentos à concorrência, porque houve a chegada de empresas estrangeiras no país. Só para se ter ideia, a empresa francesa Lactalis chegou ao Brasil e comprou de cara dez marcas, portanto é um grande concorrente. De olho nele”, alerta.

 Mas a competição, segundo o gerente é muito maior. “Essa nova empresa francesa é apenas um exemplo, mas existem dezenas de laticínios no Brasil a fora que produzem muitas marcas de muçarela, por isso temos que primar sempre pela qualidade e pela tradição. E nesse diferencial o Laticínio Scala é um dos fortes com 56 anos de tradição. Este é o diferencial competitivo do nosso produto, a padronização no processo garante a qualidade do produto final que entregamos aos nossos clientes, atendendo às suas expectativas. Ele aceita pagar um pouquinho mais caro, porque sabe que tem um produto com muita qualidade”, explica.

 

 

Unidade de Salitre de Minas está sendo ampliada

O Scala está crescendo em estrutura física também. De acordo com o gerente Marco Antônio, o crescimento da empresa é revertido no crescimento e melhorias da própria companhia. “Estamos ampliando a unidade de Salitre, que vai dobrar a sua área de produção, além de melhorias na estrutura, porque queremos aumentar o processamento de leite, para 200 mil litros de leite/dia na fabricação de queijos, que é muita coisa”, informa, revelando também que em Sacramento, a empresa vai ampliar o Centro de Distribuição (CD). 

“- Foi iniciada a terraplenagem para a construção de uma câmara de parmesão anexa ao CD, inaugurado recentemente com o objetivo de dar qualidade ao estoque e melhor controle dos produtos, que são mantidos a frio. Armazenando a produção de todas as três unidades do Scala, I e II e Salitre, o CD oferece tecnologia e condições modernas para a armazenagem correta de nossos produtos”.

Para o gerente geral, Mauro Gomide, funcionário que há 23 anos vem participando do crescimento da empresa, a convenção de vendas é um momento muito importante de análise e estudo dos resultados. “É o momento em que reunimos todos os representantes do país para falarmos dos resultados, analisarmos o cenário, revisarmos os planos de trabalho, metas e elaborarmos estratégias para o próximo ano. Nosso resultado em 2019 ficou abaixo da Meta Prevista, foi um ano difícil, começamos o ano bem otimista, mas devido ao baixo crescimento da economia do país, com alto índice de desemprego e aumento do preço da matéria prima, tivemos uma queda no consumo e dificultou muito nosso mercado. Conseguimos uma recuperação no último trimestre do ano, somente nos meses de novembro e dezembro atingimos nossas metas de vendas o que nos mostra boas expectativas para 2020”, explica.

Esta foi a XV Convenção de Vendas, mas o Scala conta no seu quadro com muitos representantes que têm bem mais tempo de serviço na empresa e sempre demonstrando sucesso nas vendas. 

Sobre isto, Gomide ressalta a competência da equipe. “Temos uma equipe comercial muito experiente, engajada, competente, que para todos os desafios que lançamos no começo do ano, vai atrás para atingir os resultados. O lema da convenção deste ano, '100% Energia, Foco e Ação', nos alerta no sentido de continuarmos sempre no foco, na busca dos melhores negócios, frente a tantas inovações no mercado de alimentos”, destaca, demonstrando a 'ação' imediata dos representantes. 

“A resposta da equipe é sempre rápida, temos muitos representantes que conseguem superar os desafios, quer dizer, são '100% energia', e este é o objetivo, chegar na convenção de vendas com metas atingidas, o que é a maior comemoração para nós”, afirma, com um olho nas multinacionais que estão chegando ao país.

Para enfrentar as multinacionais precisamos ter uma estratégia cada vez mais competitiva, começando com a profissionalização da equipe e gestão, com foco na redução de custos, melhoria da produtividade e sempre mantendo o padrão de qualidade dos produtos que o Laticínio Scala coloca no mercado. Somente assim vamos conseguir competir de igual para igual com os concorrentes que estão chegando e some-se a isso uma tradição de 56 anos que nos leva a poder afirmar, que estamos entre os melhores queijos do Brasil.