Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1713 - 7 de Fevereiro de 2020

ESTADO COMEÇA A PAGAR O FUNCIONALISMO NO DIA 10

O governo estadual anunciou no dia 2 a escala de pagamento dos servidores mineiros em fevereiro. Os salários continuarão divididos em duas parcelas e a primeira será depositada nesta segunda 10, sexto dia útil. Os servidores da área da Saúde receberão até R$ 3.000, enquanto o restante do funcionalismo terá R$ 2.000 liberados. A segunda parcela será paga no dia 20 de fevereiro para toda a categoria. Apenas os funcionários da Segurança Pública receberão o pagamento integral, no dia 11 de fevereiro, sétimo dia útil do mês.

 

IMA COMEÇA UTILIZAR O E-SISBRAVET 

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), começou a utilizar este mês o novo Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet), plataforma digital que integra os órgãos de defesa agropecuária do Brasil para notificar doenças que acometem animais de produção no campo e alta mortalidade em bovinos, bubalinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos e aves. 

O atendimento rápido às notificações, segundo o MAPA pode reduzir os custos com perdas e tratamentos dos animais para os produtores rurais. Já na ponta da cadeia produtiva, favorece a qualidade da carne, estimulando acordos comerciais nacionais e internacionais. 

A notificação digital das suspeitas reduz a emissão dos formulários de papel, favorecendo o gerenciamento da vigilância com agilidade, celeridade e menos burocracia. 

e-Sisbravet - De acordo com o Mapa, o e-Sisbravet recebe as notificações por meio do link de sua página e nos sites próprios de cada um dos órgãos de defesa agropecuária. Em Minas Gerais são recebidas pelos escritórios do IMA lotados estrategicamente no Estado e que atuam em áreas onde está a propriedade rural com casos suspeitos de doenças.  Além disso, o sistema que é integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), disponibiliza dados de cadastro e população animal, e tem previsão de ser integrado com laboratórios para acesso a laudos de diagnóstico das doenças.

(Fonte: Agência Minas/Redação ET)


ET CORREÇÃO

Erramos ao publicar a legenda da foto da aluna Mariana Lucas Maia, e não Maria Lucas Maia, conforme publicado na página 12, da edição nº 1711, de 24 de janeiro de 2020. Pedimos desculpas à Mariana e aos leitores.