As obras de ampliação, reforma e revitalização da Praça de Esportes (Sacramento Tênis Clube) já mostram muita diferença do que era e no que vai se transformar, um dos principais pontos de lazer dos sacramentanos. De acordo com o engenheiro Josimar Miranda, diretor proprietário da empresa Jaguar Construtora, responsável pela obra, até o momento, a obra está com 53% dos serviços concluídos e a previsão de entrega deverá acontecer entre maio e junho”, adiantou ao ET
“Acreditamos que até maio toda a obra estará concluída, dois meses antes do prazo previsto”, explica, apontando uma alteração para melhor do projeto. “A quadra de esportes, inicialmente prevista para ser construída no mesmo espaço de uma das quadras existentes, ganhou dimensões oficiais e se transformou num Ginásio Poliesportivo. De uma pequena quadra, praticamente dobrou o tamanho da estrutura, que terá agora arquibancada, vestiários, sala de jogos, etc. Como se nota, a obra está adiantada com as paredes laterais erguidas, quase prontas para receber a cobertura”.
Miranda informa que no restante da obra também tem pessoal trabalhando de domingo a domingo em toda nova estrutura que o clube vai oferecer aos associados. “A área total da Praça de Esportes já está toda cercada de muros e alambrado; o campo de futebol será mantido, assim como o campo society, a quadra de peteca, com arquibancada mantida e um campinho para a criançada, que será fechado com alambrado, tudo com a devida reforma, recuperado e revitalizado. Além da reforma da quadra descoberta que será mantida”, enumerou.
Miranda mostra o quiosque na entrada da praça, informando que o prédio, construído para pequenas festas e recepções, continua na sua forma pentagonal, mas vai receber novo piso, janelas, portas, madeiramento e telhado. Um dos acréscimos da obra, está sendo a construção de uma Academia de Ginástica, alocada entre o quiosque e a quadra descoberta, com dois pisos.
O antigo campo de bocha existente no projeto original desaparece, mas a área permanece com o salão ampliado como área de alimentação, com lanchonete e balcões, voltadas para a área de piscinas, que ganham também novo vestiário e banheiros.
A piscina continua nas mesmas dimensões 25x12m, mas será toda reformada com troca de piso e o entorno também totalmente revitalizado com novo piso. “Será uma área de banho, que apesar de estar interligada com outros lugares, quem estiver na piscina terá privacidade. A piscina será toda restaurada, e ganha sistema de filtragem. Haverá também a piscina infantil, os quiosques ao redor serão mantidos e área para banho de sol elevada”, explica, destacando que a entrada terá também novo design, ganhando na sua parte interna uma rampa de acesso toda modificada.
Para Miranda, a reforma da praça representa uma das grandes iniciativas do prefeito Wesley. “A reforma ficará muito boa, uma grande iniciativa do prefeito, pois está resgatando um espaço muito importante e que tem muita história. As pessoas chegam aqui e ficam felizes quando veem esta área de lazer, que vai propiciar o reencontro de muita gente e servirá às novas gerações. Isto aqui faz parte do patrimônio histórico de Sacramento”.
Questionado sobre o emprego da mão de obra local, Miranda argumentou que não foi possível pelo ritmo de trabalho adotado pela empresa. “Trabalhamos de domingo a domingo, com pequeno intervalo após cada bimestre, o que foge do ritmo de trabalho existente aqui, além do que a construtora tem uma mão de obra especializada que nos acompanha há vários anos, justificou.
A Praça de Esportes tem uma história muito bonita
O prefeito Wesley De Santi de Melo esteve visitando as obras da Praça de Esportes esta semana e ficou satisfeito com o adiantado andamento das obras e a possibilidade de sua inauguração dois meses antes do previsto.
“Estou satisfeito com o andamento. É uma empresa idônea, todos trabalhando com afinco e muito acessíveis aos complementos que determinamos, como por exemplo a transformação da quadra coberta por um ginásio poliesportivo. Vai ficar um espaço bonito, muito organizado e vai ser um divisor de águas, porque será um complexo poliesportivo a mais na cidade, agregando ainda uma academia de ginástica. Vai ser um espaço de lazer para todos, para a família sacramentana, além de ser um resgate histórico”, avaliou.
Em entrevista ao ET, o prefeito lembrou como nasceu a ideia da reforma. “Em 2017, tivemos uma reunião aqui na praça com alguns segmentos da sociedade, representantes do Scala, Sak´s, Associação Municipal dos Servidores Públicos e do Sindicato dos Servidores para tratarmos da destinação da praça. Na verdade, o intuito era de que essa obra já estivesse pronta, porém o fato de termos assumido a Prefeitura em 2017 com quase R$ 9 milhões de dívidas; seguido de um 2018 enfrentando a crise do Governo de Minas, que reteve o dinheiro das prefeituras, só pudemos iniciar as obras da Praça de Esportes, no final de 2019, quando de fato tínhamos recursos disponíveis”, justificou.
Informando que os recursos são do próprio município, já garantidos em conta, ficou satisfeito com o que viu. “Vejo que estou realizando um antigo sonho, porque aqui vivi várias fases de minha via, da infância à adolescência e à juventude e por que não um pouco da fase adulta. Afinal, o STC (Sacramento Tênis Clube) como foi chamado oficialmente na sua criação, tem quase 70 anos de história”, rememorou, perguntando:
“Quantos atletas saíram daqui? Quantas aulas de Educação Física com os professores Jorge do Conde, Antônio Afonso, Olegário, Murilo, Tereza... Quantos Jogos de Inverno, encontros e bailes. A Praça de Esportes tem uma história muito bonita!”, afirmou, destacando que toda Sacramento ansiava por um espaço esportivo mais adequado e moderno.
Em breve, cidade vai ganhar uma nova Praça de Esportes
“Do jeito que se encontrava não tinha mais condições. Mas a partir deste ano, a Praça de Esportes será um parque esportivo mais cobiçado da cidade”.
Sobre a mudança do projeto da quadra coberta para um Ginásio Poliesportivo oficial, Wesley disse que atendeu às solicitações dos professores e técnicos esportivos, Djé, Maria Bethânia e outros. “Eles viram que não poderíamos deixar passar essa oportunidade, porque será mais um espaço oficial para a prática dos esportes especializados de quadra e outros eventos”, justificou.
Questionado sobre o uso do novo espaço público, não adiantou muita coisa, informando apenas que a questão ainda será estudada. “Tudo isso aqui vai precisar de manutenção, de cuidados para sua manutenção física e do pessoal que vai trabalhar aqui”, explicou, afirmando que ouvirá as ideias de segmentos ligados ao esporte, vereadores, secretários e advogados da Prefeitura para chegar a um denominador comum. Talvez um sistema de cotas, mas de custo acessível para todos, porque é um espaço para a população, mas ainda será estudado e aprovado pela Câmara”, respondeu.