Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PMS realiza 'V Te Encontro na praça'

Edição nº 1713 - 7 de Fevereiro de 2020

A praça Dr. Valadares da Fonseca mais conhecida como praça do Rosário, foi palco da quinta edição do projeto, 'Te Encontro na Praça', no sábado 1º, das 15 às 21h, evento promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde. Sob as tendas e palco, o público aproveitou uma tarde de muita diversão que contou com música ao vivo, bateria 2000, JC Dance, zumba, musicoterapia, dia de beleza, brinquedos e atividades diversas para crianças, gincana esportiva, pintura facial e muito mais.

 O secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, avaliou positivamente o evento que está sendo levado a todos os bairros da cidade. “O projeto Te Encontro na Praça cresceu bastante, a população aderiu e a cada edição o público vem aumentando cada vez mais. É, na verdade, uma oportunidade de divulgar as questões relacionadas à saúde, com testes rápidos, exercícios físicos através da dança e esportes e muito mais. O projeto é uma oportunidade de sair da rotina e depois de dois meses parados estamos retomando”, explica, ressaltando que o projeto poderá se tornar um programa e ser realizado regularmente.

“ - Nossa cidade não tem muito lazer, que é uma coisa extremamente importante na vida das pessoas, na vida de todos nós. As pessoas precisam de momentos de alegria, de descontração, de sair de casa, encontrar outras pessoas”.

Para o prefeito Wesley De Santi de Melo, que sempre comparece às edições do evento ao lado da primeira-dama, Maria Tereza, o projeto continua muito bom. “É um compromisso nosso que vem sendo cumprido, prestigiando em cada edição algum bairro da cidade, levando, além de entretenimento, pinturas faciais, brinquedos e parque para as crianças, informações diversas para os adultos com músicas ao vivo, comercialização de produtos, gastronomia, ações de saúde através de testes rápidos, cortes de cabelo e maquiagem... Enfim, são muitas atrações e a principal delas, como o nome diz, um momento e nos encontrarmos na praça, bater um papo e sair da rotina”, observou, certo de que o projeto está funcionando.

 

Encontramos na praça..

O Te Encontro na Praça é uma vitrine para diversos segmentos. Perambulando entre as tendas, o ET encontrou por lá...

 * A Jack Navalha, que é uma expert no corte degradê, atendia mais um cliente, o jovem Wender Amaral, que saiu da cadeira todo feliz mostrando um look diferente. 

*A artista Andreia é especialista em pintura facial, também pudera, trabalha na arte há quase 20 anos. E recorda que já fez pintura facial na filha do jornalista que a entrevistava. “Fiz pintura na Anya no aniversário de um aninho. Fiz cursos de pintura facial, de decoração infantil, esculturas com balão e vamos nos adequando ao gosto dos clientes”, explica, ressaltando que os produtos são próprios para a pintura e não agridem a pele. E  a criançada adora”.

  * Raymunda de Jesus levou suas plantas suculentas e os cestos feitos de papel, confeccionados pela amiga Neiva. Começa afirmando que participar do 'Te Encontro na Praça' é uma alegria, com a vantagem de vender seus produtos. Nordestina de Mossoró (RN) Raymunda adotou Sacramento como sua terra há alguns anos. “Aos três anos me mudei com a família para Ilhéus (BA) e foi lá que aprendi a cultivar cactos e aqui em Sacramento, onde estou há pouco tempo, conheci as suculentas e hoje comercializo as duas. São plantas de adorno e necessitam de pouca água. Já os cestinhos são feitos de papel endurecidos com cola e tinha e muito resistentes após envernizados, podendo até ser lavados”, explica.

* Stela Dalva Silva é uma bordadeira de mão cheia de chinelos, lacinhos de cabelo, pulseiras, colares, bolsinhas e tiaras. Há um ano e meio vem participando de todos os encontros na praça. “Aqui a gente une o útil ao agradável, nos divertimos e vendemos nossos produtos. Este evento ajuda na divulgação e na venda de nossos artesanatos”. 

* A artista plástica Janaína de Souza, com a filhinha no colo, estava diante de suas telas de pintura a óleo, pela primeira vez no 'Te Encontro na Praça'. “Estou estreando e já me parece que é uma experiência muito boa. Comecei a pintar há cerca de oito meses e foi uma descoberta e tanto para mim. E aqui sinto que é uma oportunidade para mostrar meu trabalho”, explica, destacando que até então usava a internet para divulgar e comercializar suas telas. 

* As fisioterapeutas Priscila Edite Bizinoto Prado,  Daiane Oliveira, Emília Ferreira, Marta De Santi faziam atendimentos diversos, tanto com informações, como com massagens aos participantes. “Nosso objetivo é mostrar o que é a fisioterapia e orientar sobre a  prevenção na saúde em todas as faixas etárias”.  Priscila é fisioterapeuta há 11 anos, com especialização em saúde pública, reeducação postura e pilates e trabalha com a prevenção na saúde na rede pública e no seu consultório particular. 

 * O educador em saúde, Bergson Santos levou para a praça informações e orientação sobre animais peçonhentos ou não. “São muito importantes informações desse tipo, muita gente ainda desconhece o perigo que alguns animais representam. Montei essa pequena exposição, exatamente, para mostrar o que é verdadeiro e o que é falso, por isso temos aqui escorpiões, cobras venenosas ou não, aranhas, barbeiro transmissor da doença de chagas, barbeiro de batata   e isso tudo serve para as pessoas aprenderem a diferenciar um animal de outro”.

* José Ezequiel Dantas, o Dedé, há alguns anos foi acometido por um câncer de próstata fez tratamento no hospital de Barretos (SP) e ficou curado e, desde então, após vender sua loja, dedica-se às campanhas em prol do hospital e, em casa, ao cultivo de plantas suculentas, que também comercializa. “O nome 'Hospital de Amor' diz tudo. Ali fiz todo meu tratamento sem gastar um tostão, a não  ser as despesas de viagem. Hoje câncer tem cura e aconselho as pessoas a sempre procurarem um médico para avaliar suas condições”, aconselha, sempre com seu largo sorriso. . E hoje estou sempre ajudando em prol do hospital. 

 * A enfermeira Analice Custódio, que trabalha na zona rural, estava na praça com a enfermeira Lorena realizando os testes rápidos para a detecção de quatro doenças: hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV. “O resultado sai na hora, juntamente com orientações para o paciente, caso o resultado dê positivo. Aí é feita a busca ativa para que seja tratado. Essas quatro doenças são sexualmente transmissíveis e quanto mais cedo detectadas melhor. Como o país vive uma epidemia de sífilis, é muito importante que as pessoas façam o exame e, caso dê positivo, que façam o tratamento para não contaminar outras pessoas ”.

 * Dois amantes da cultura, os jovens, Prof. Daniel Ramalho e Alessandro Murilo, elogiam o projeto 'Te Encontro na Praça'. “É um evento muito importante porque a população ganha mais uma oportunidade de lazer numa cidade tão carente nesse setor, e que vem de encontro a vários aspectos, inclusive o cultural e sem nenhum gasto”, afirma, com Alessandro completando.

“Olha que interação existe aqui. Todos animados, conversando, muitas famílias se divertindo, desfrutando do que a praça oferece hoje”. Alessandro, que é servidor Municipal, trabalha no setor de limpeza e Daniel é professor de Sociologia e está elaborando  um projeto de teatro de rua (teatro mambembe), com a professora Aline. “Queremos resgatar essa cultura e reencontrar os talentos da nossa cidade”.