A Prefeitura Municipal de Sacramento entregou aos moradores do Residencial Novo Alvorecer a praça que leva o nome de Maria Ana Cordeiro Demartine, em solenidade realizada no início da noite dessa quarta-feira, na presença de autoridades e filhos da patrona, Rita Maria, Delfina, Itagiba e Ana Maria e demais familiares da homenageada e moradores que há tempos aguardavam a construção de uma praça naquele espaço.
Na sua mensagem, o prefeito Wesley manifestou sua alegria por ver a praça do Residencial Novo Alvorecer concluída. “Esta praça vem atender a uma reivindicação dos moradores, em especial do grande pastor Márcio. Costumo dizer que, como gestor público, é nossa obrigação construir e zelar daquilo que temos e atender nossa população. Vocês merecem esta praça, que será um espaço de lazer, de descanso e encontros”, salientou, ressaltando a homenageada que deu nome ao logradouro, Maria Ana Cordeiro Demartini. “No ano em que Sacramento completa 200 anos é uma honra poder homenagear uma mulher como Maria Ana que foi exemplo para a família e para a sociedade”.
O neto Pedro Alexandre Santos Demartine agradeceu a homenagem em nome dos familiares, destacando com carinho a grandeza que foi a Vó Maria Ana. “Nossa querida Maria Ana soube assimilar as dificuldades, e superar os momentos difíceis sem perder a fé e a confiança de que tudo seria passageiro. E, que o sofrimento, por maior que ele fosse, seria sempre superado. Assim, desfrutamos dessa justa homenagem, para imortalizar o seu legado de perseverança, sabedoria e amor”, salientou, agradecendo ao prefeito Wesley, à Câmara Municipal e, especialmente, ao vereador Pedro Teodoro que, como médico e vizinho, esteve sempre presente na sua vida.
“Agradecemos de coração por esta homenagem que muito nos orgulha, bem como ao vereador Dr. Pedro Teodoro, que não só foi parte imprescindível desta homenagem, mas também esteve a seu lado nos melhores e nos piores momentos de sua vida, sempre com muita dedicação e carinho, nos mostrando o que é a sagrada vocação da medicina. Como médico e como amigo, nos ajudou a superar o calvário dos dias finais. Fica aqui nosso imenso agradecimento”.
O vereador Pedro Teodoro, emocionado, falou de Maria Ana em sua vida, como mulher de caráter ilibado, que deixou um grande legado de bondade, caridade e amor ao próximo. Uma mulher que tinha como sustentáculo de vida sua família e uma fé incomensurável em Deus. Humilde, amava a vida e transmitia sabedoria a quem estivesse por perto. Foi uma mãe abnegada, vó amorosa, cidadã exemplar e uma grande amiga, com quem sempre mantive uma amizade tão longa e tão próxima, e que me transmitiu tanto carinho e aprendizado. Maria Ana me tratava como a um filho e eu a considerava como uma segunda mãe...”, reconheceu, saudando os moradores do bairro.
Um exemplo de mulher
A sacramentana Maria Ana Cordeiro Demartine (1930/2019) era a filha caçula de Itagiba José Cordeiro e Delfina Fidelis Cordeiro, pais de outros 13 filhos. Viveu na cidade até os 18 anos, quando decidiu ingressar num convento de freiras, em Franca, mas logo retornando. Em 1956 casou-se com Alexandre (Neném) Demartine, viúvo e pai de dois filhos, Cleonice e Cláudio. Da feliz união nasceram outros nove filhos: Rita Maria, Maria das Graças, Ângelo, Delfina, José Henrique, Maria do Carmo, Itagiba, Ana Maria e João Alexandre. Com a morte de Neném, em 1979, Maria Ana se viu sozinha para criar os filhos, o mais velho com 23 anos e o caçula com 9. E foi à luta! Deixou um legado de exemplos, de trabalho, dedicação, presença e amor à família e ao próximo.