Os empresários Patrick Pacheco e Marco Aurélio Florêncio de Melo assumiram, respectivamente, a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Sacramento (ACE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para o triênio 2020/2022, em evento realizado no Pacheco's Buffet, no último dia 10. Em nome da ACE, a secretária executiva, Rosana Castanha, agradeceu a diretoria sainte e deu as boas-vindas aos novos presidentes. João Paulo Zago Borges, que também realizou seus agradecimentos e ressaltou a importância do crescimento sustentável. Ao passar o cargo aos novos presidentes, o presidente sainte, João Paulo Zago Borges agradeceu seus colegas diretores no exercício do mandato (2017/19) e, em nome da secretária executiva, Rosana Castanha, agradeceu aos funcionários da ACE/CDL e demais colaboradores: “Juntos nós podemos muito mais, inclusive desenvolver o nosso município sustentavelmente. De nada adianta crescermos sem buscarmos o desenvolvimento sustentável, pois precisamos crescer, mas de modo organizado. Por isso, deixo também o meu agradecimento, os votos de boa sorte para o Patrick e Marco Aurélio”. Ambos os presidentes empossados, Patrick e Marco Aurélio, nas suas mensagens aos presentes, ressaltaram os benefícios que ACE/CDL, pelos seus objetivos, trazem aos empresários e ao munícipio. Entrevistados pelo ET, falaram um pouco sobre suas propostas à frente da entidade. Veja abaixo.
Patrick de Melo Pacheco Novo presidente da ACE
Jornal ET - “Unir as pessoas e despertar o seu potencial para a prosperidade com justiça social e equilíbrio ambiental”. Nessa frase dita no seu discurso de posse, você expressou tudo o que uma sociedade organizada precisa. De que forma pretende congregar os empresários para conseguir essa empreitada?
Patrick - Essa frase define o propósito da Associação Comercial e Empresarial – ACE Sacramento para o período de 2020 a 2022. Além do propósito, o Planejamento Estratégico que vem sendo realizado desde o segundo semestre do ano passado, conta com a revisão da Missão, Visão, Valores, além de ser coroada com a participação da antiga diretoria, apoiada pelo meu antecessor, João Paulo, bem como a minha participação. O novo Plano Estratégico é fruto de um trabalho árduo e de uma transição sincronizada e conta com uma série de mudanças, algumas delas já possuem participação direta de vários empresários instalados no município. Assim, tenho convicção que as bases são sólidas para o alcance das metas. A forma de agregar os empresários em torno desse propósito já vem sendo trabalhada por meio do Programa “Sacramento 2025 Cidade Empreendedora”, que conta hoje com a participação e apoio de mais de 15 empresários, várias organizações e profissionais liberais.
Jornal ET - Em outro momento, afirmando que Sacramento tem um potencial gigantesco, pretende colocar a ACE à frente para despertá-lo. Fale um pouco sobre esse potencial.
Patrick - Trabalhamos unidos, promovendo o diálogo e os ajustes necessários para que a Associação Comercial e Empresarial – ACE Sacramento seja reconhecida como uma parceira essencial para o Desenvolvimento Sustentável do Município. Estou convicto de que a ACE já está atuando na promoção do diálogo, identificação de demandas, encaminhamentos baseados em decisões coletivas e dados técnicos. No início do ano passado a ACE recebeu um Diagnóstico socioambiental e a partir desse documento estamos incluindo diariamente dados, realizando pesquisas pontuais para fundamentar e direcionar uma série de ações que acontecerão nos próximos anos. Enfim, Sacramento é ainda, um oásis que tem muito a oferecer. Ótima localização, abundância de água, sol, relevo, uma paisagem deslumbrante e, por isso, investir no ser humano é, certamente, um caminho para aproveitar esse potencial.
Jornal ET - Pra finalizar Patrick, já agradecendo sua gentileza, afirma também na sua mensagem de posse que a ACE deve ser lembrada nos seus quatro pilares: transparência, inovação, parcerias e resultados. Como melhorar e atingir essa meta?
Patrick - Desejamos que nossos associados, parceiros e outros potenciais empresários de Sacramento saibam que em todas as nossas decisões iremos atuar de modo transparente, buscando parcerias que venham a suprir as demandas dos nossos públicos e certamente buscar novas parcerias para alcançar as metas. Esta postura está implícita em nossas rotinas, por este motivo estamos investindo em capacitação da nossa equipe de colaboradores, nossos diretores e parceiros. Tanto a Consultoria especializada, quanto a Comunicação alinhada às novas estratégias são investimentos para que possamos atender às expectativas do mercado. Tudo isso, envolvendo as parcerias já existentes com o Sebrae, Senac, Federaminas, Sicoob, Prefeitura, entre outras que estamos formalizando. Em breve, iremos convidar a imprensa e mídias para uma Coletiva e oferecer mais informações. Desde já agradecemos e convidamos os interessados a participar do Programa. Informem-se na ACE.
Marco Aurélio Florêncio de Melo Novo presidente do CDL
Jornal ET - Qual a diferença entre ACE e CDL em relação às suas funções e metas?
Marco Aurélio - A Associação Comercial e Empresarial – ACE, bem como a Câmara de Dirigentes Logistas- CDL são organizações da sociedade civil de representação segmentada. Estamos diante de duas instituições distintas que possuem instrumentos de criação apartados, no entanto, os interesses se convergem e cada uma dentro da sua finalidade institucional trabalha com o mesmo propósito. Promover ações estratégicas e operacionais que visam a prosperidade dos negócios dos associados alinhados com a perspectiva de cooperação, representatividade e responsabilidade social. Ambas atuam pautadas na sustentabilidade e na educação empreendedora.
Jornal ET - Ao saudar os empresários presentes no seu discurso de posse, você conclama sua diretoria “a entender tudo o que vem acontecendo, traduzindo isso em ações através de uma reestruturação da ACE”. Naturalmente, isso implica em mudanças. Quais seriam suas propostas de ação?
Marco Aurélio - Estamos realizando uma leitura diferente da realidade do mercado e das novas relações de trabalho que estão surgindo estimuladas pela tecnologia e inovação. Não obstante, Sacramento precisa entrar no mapa das cidades empreendedoras e, para isso, é necessário entender as novas demandas e potenciais da própria cidade. As mudanças estão ocorrendo e são inúmeras, entretanto, estamos investindo em apoio técnico especializado para enfrentarmos os desafios. Vou citar algumas, tais como investimento em qualificação dos colaboradores, atuação segmentada, parcerias direcionadas às demandas que nos vêm sendo apresentadas e outras que identificamos por meio de pesquisas.
Jornal ET - Qual é o programa da ADAPTA no Programa Sacramento 2025?
Marco Aurélio - O Programa “Sacramento 2025, Cidade Empreendedora” nasceu em meados de 2019. Na ocasião não era um Programa, mas sim uma série de demandas levantadas por um grupo de empresários e profissionais de Sacramento. Esse grupo começou a se reunir quando o Laticínios Scala presentou à sociedade de Sacramento com o resultado do Diagnóstico Socioambiental realizado pela empresa Adapta Pesquisa & Desenvolvimento para subsidiar ações de Responsabilidade Social do Laticínios. Após a apresentação o documento foi doado à ACE que por sua vez entendeu que os dados contidos no documento poderiam subsidiar inúmeras ações e decisões para o Desenvolvimento Sustentável do Município. Foi quando esses empresários juntamente com a ACE e apoiados pela Adapta P&D decidiram por “adotar” um Projeto piloto, tendo como “Pano de Fundo” o Desenvolvimento Sustentável e como “Coluna Vertebral” a Educação. Foram então criados três grupos de trabalho voltados para a educação empreendedora, o desenvolvimento do turismo e a profissionalização do terceiro setor. Para inspirar e orientar as ações, a Adapta sugeriu trabalharmos com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, o que foi aceito e, desde então, as ações passaram a se orientar pelos ODS, com o apoio de mais de 15 empresários, entre eles, as maiores empresas do município. Então, de Projeto piloto, o Sacramento 2025 passou a ser um Programa que contempla atualmente mais de 40 projetos. O papel da Adapta nesse processo tem sido o de estruturar o programa e assessorar nas decisões sobre a sua evolução, qualificar as organizações do terceiro setor para a elaboração de projetos e mobilização de recursos e, por fim, capacitar o corpo de voluntários e colaboradores para a continuidade do programa. Portanto, trata-se de um Programa apoiado tecnicamente pela Adapta, desde a sua criação, mas construído com a participação do empresariado e da sociedade civil organizada, destinado ao Município como um todo, sob a coordenação da ACE Sacramento.