Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Novo Conselho Tutelar toma posse

Edição nº 1709 - 10 de Janeiro de 2020

Os novos membros do Conselho Tutelar, eleitos através de eleição direta, em dezembro: Taís Nascimento, Jordana Silva Oliveira, Saula Eloísa Mião, Lidiane Gomes Fernandes e Hayane Pereira Aguiar tomaram posse em cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo, na manhã desta sexta-feira 10. Também foram empossados os suplentes: Carmem Aparecida Ranuzi de Oliveira, Marilu Kleyvane Silva Pereira, Rayane Casimiro Silva, Evainy Aparecida Borges, Railan Lucas dos Santos e Michele Aparecida de Souza.

A secretária de Assistência Social, Sílvia Madalosso Dreher, destacou no seu pronunciamento a importância do  Conselho Tutelar, órgão de proteção e prevenção da efetividade dos direitos  das crianças  e adolescentes, estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). 

“Por isso, a presença do Conselho Tutelar no município é de fundamental importância para a execução das ações de defesa deste público específico e prioritário nas políticas públicas”, disse, agradecendo a parceria com o Ministério Público, na pessoa do promotor José do Egito de Castro Souza, “que não mede esforços para atender as solicitações do Conselho. Dando as boas-vindas aos novos conselheiros, conclamou: “Trabalhem com respeito, ética e, acima de tudo, primem pelo atendimento responsável às crianças e adolescentes do município”.

 Nallyn Gobbo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sua mensagem, agradeceu aos conselheiros que encerram as atividades e, dirigindo-se aos novos membros, orientou: “Hoje, senhores conselheiros, vocês estão assumindo um compromisso com a infância e a juventude de Sacramento, o de seguir a legislação  no cumprimento da proteção integral a eles. Lembro-lhes, que o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, mas administrativamente ligado à Secretária de Assistência Social e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, portanto, contem conosco, pois unidos conseguiremos realizar uma política pública eficaz”. 

Parece que a família vem perdendo o controle sobre os filhos
O prefeito Wesley De Santi de Melo, falando ao ET antes da reunião, destacou a importância do Conselho para o município. “O Conselho Tutelar, eleito de forma democrática através de eleição direta, é uma instituição muito importante ao resguardar os direitos de nossas crianças e adolescentes, em especial aqueles em situação de risco, e propor ações e medidas de proteção quando for o caso”. 
Ao saudar os novos conselheiros e suplentes, o prefeito ressaltou o papel da família na educação dos filhos. “Parece que a família vem perdendo o controle sobre os filhos, gerando uma situação preocupante, onde o Conselho passa a atuar, em especial para resguardar os direitos dessas crianças, com o apoio ou em parcerias com o poder Judiciário e apoio da Prefeitura, que tem feito sua parte”, disse, lembrando que, logo no início de seu governo, disponibilizou um veículo 0Km exclusivo para o órgão. 
Finalizou, parabenizando os conselheiros e suplentes empossados, salientando que a Prefeitura estaria sempre de portas abertas para atender suas demandas. Cumprimentou também e elogiou o Ministério Público,  “que está sempre atento às questões relativas à Criança e ao adolescente”. 
O representante do Ministério Público, Promotor e Curador do Menor,  José do Egito de Castro Souza, destacando que a posse é o final do ciclo do processo de eleição, que sempre foi muito criterioso, afirmou aos empossados: “Vocês serão mais um parceiro na luta pela proteção das crianças e adolescentes de Sacramento. Vocês são a porta de entrada, quando há crianças e adolescentes em situação de risco. E o Ministério Público está de portas abertas, por ter o encargo de trabalhar em prol dos menores, assim como a juíza da Infância  e da Juventude. Trabalhamos numa rede e isso é importantíssimo, pois muitas vezes vocês irão se deparar com reuniões, audiências, onde todos estão presentes para tentar solucionar alguns problemas concretos de menores em situações de risco”.
O promotor comparou a situação do Conselho dos tempos em que chegou a Sacramento e o momento atual. “Quando cheguei a Sacramento, o Conselho trabalhava numa salinha, minúscula, não tinha veículo, chegavam reclamações de todas as formas.  Mudou muito. Hoje as reclamações chegam pelas ouvidorias do Ministério Público ou da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Hoje são poucas as reclamações no balcão. Tudo chega online para toda a rede e nós aqui vamos tentar resolver, quando o problema realmente existe”, disse, enfatizando: “Tão logo somos acionados, o Ministério Público e o Juizado da Infância estamos sempre prontos a atender. 
O vereador Marcos dos Santos Pires cumprimento os presentes e os conselheiros empossados em nome da Câmara Municipal de Sacramento.