Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Mulheres marcam data plantando 200 árvores no Bosque do Bicentenário

Edição nº 1718 - 13 de Março de 2020

A praça pública do Residencial Jardim das Oliveira, ainda um espaço sem nenhuma infraestrutura, vai se transformar num marco histórico importante, o Bosque do Bicentenário 'Balta dos Reis Bizinoto'. Nesse domingo, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, cerca de 200 mulheres, acompanhadas de seus familiares, plantaram naquele espaço 200 mudas de árvores da flora brasileira.

De acordo com o projeto criado pela Comissão Organizadora dos 200 Anos de Sacramento, desenhado pelo arquiteto Pablo Marques com paisagismo de Maria Aparecida Gomes de Araújo, funcionários da Prefeitura, o bosque está sendo formado por 200 árvores, divididas em espécies de quatro cores diferentes. 

- floração rosa: foram plantadas, Sapucaia, Resedá, Ipê, Acácia, Quaresmeira e Paineira; 

- amarela: Umbela, Sibipiruna, Acácia, Ipê, Lanterneira e Pau Fava); 

- branca: Resedá, Pluméria pudica, Pau formiga, Ipê, Pata de vaca, Neve da montanha;

- roxa: Jacarandá mimoso, Resedá gigante, Quaresmeira, Ipê e Manacá da serra. 

A cerimônia de plantio foi aberta pela presidenta da Comissão dos 200 anos, professora Maria Amélia Alcântara, que destacou a importância daquele evento histórico. “Celebrar é preciso! Vamos juntos dar início à estruturação do Bosque Bicentenário e Sacramento, deixaremos um legado para as futuras gerações, que vai além das árvores e flores, pois estas serão plantadas por mãos impregnadas de amor e retidão.  Mãos de 200 mulheres que fizeram e fazem parte da história de Sacramento. Mulheres de caráter ilibado, coração fraterno, exemplos de humildade e honradez. Nosso bosque terá como guardiães as senhoras e seus descendentes. Penso que aqui ficaremos mais perto do céu!”, saudou. 

Finalizando, Amélia agradeceu. “Somos gratos a Deus por esta oportunidade de prestarmos homenagens a mulheres tão ilustres, cada qual com sua particularidade: mães, profissionais de várias áreas, donas de casa, aposentadas, voluntárias engajadas em trabalhoso sociais, cada qual dando sua parcela de contribuição para a grandeza de nosso município. Obrigada por abraçarem esta obra conosco! Obrigada pelo exemplo de vida de cada uma das senhoras. Todas serão lembradas ao longo da história”.

O prefeito Wesley De Santi de Melo, na sua mensagem falou da satisfação por poder participar do evento. “Vocês, mulheres, são um grande exemplo para nós, exemplos de caráter, de trabalho, de ações, cada uma na sua competência. Antes da cerimônia, em breve entrevista ao ET, reconheceu o prefeito da satisfação e honra em presidir aquele momento histórico em seu governo. 

“Para mim é uma honra e uma satisfação poder parabenizá-las e, em seus nomes, dizer a cada uma das mulheres deste município que as mulheres tiveram uma participação imprescindível na história desses 200 anos. Por isso, todas são merecedoras dessa homenagem. Esta manhã, aqui no Bosque do Bicentenário que tem como patrona uma grande mulher, Balta Bisinoto, passa hoje à história dos próximos séculos”.

“Na sua mensagem às mulheres ressaltou a necessidade de um planeta mais sustentável. “Aproveitamos este Dia Internacional da Mulher para homenagear as mulheres sacramentanas através de uma ação tão urgente no mundo atual, trabalhar pela sustentabilidade do planeta, contribuir com o meio ambiente, deixando um legado para nossa cidade, para as futuras gerações, com estas 200 árvores aqui plantadas hoje. Produzindo flores e sementes elas perpetuarão nossa história.  E neste momento deixo registrado os nossos cumprimentos a todas as mulheres da nossa terra que também fazem parte da nossa história, dando exemplos a serem seguidos, assim como à Comissão que teve a brilhante ideia da criação do Bosque do Bicentenário”.  

 

Futuramente teremos aqui um grande bosque

O promotor lembrou que ao longo do tempo tem percebido o crescimento no plantio de árvores na cidade. “Quando cheguei a Sacramento há 15 anos, só como exemplo, a Visconde do Rio Branco só tinha uma árvore; a avenida Tomás Novelino não tinha árvores e aos poucos isso veio acontecendo”, comparou, ressaltando também algumas ações em parceria com o Ministério Público.

“Ao longo desse tempo, participei de muitas reuniões com esse objetivo, de reflorestar mais a cidade. Numa delas, eu me lembro, há dez anos, a pauta foi sobre o reflorestamento da bacia do Borá, quando chamei a atenção da falta de arborização na região central da cidade. A partir de então, houve mais interesse e, nesse aspecto, não faltou cobrança”.  O Promotor cita ainda alguns espaços nobres arborizados nos últimos anos na cidade, como o bosque nas margens do córrego do Jacá; o bosque do Ipê, nas margens do ribeirão Borá... E, por fim, cobrou também a revitalização da mata ciliar do córrego Boa Vista.

“Esse córrego Boa Vista, que corta o Jardim das Oliveiras, está precisando urgente de uma revitalização, pois há muitos trechos em que ele está quase morto.  Há uma perspectiva de mais um loteamento aqui próximo, mas já avisei que sem a revitalização desse córrego não haverá como aprovar. A água da chuva irá pra onde?” – questionou, cobrando a iniciativa. “É importantíssimo que isso seja feito, é preciso cuidar para evitar o transbordo que já existe em alguns pontos da cidade”.

Para o sargento sub comandante da Policia Militar Meio Ambiente de Sacramento,    Alexandre Alves Pereira, a iniciativa do bosque é louvável. “É um evento e uma iniciativa tão importante que fica difícil mensurar, porque no meio ambiente, hoje, temos assistido a uma grande degradação ambiental e aqui agora, plantam 200 mudas. Isso demonstra que ainda há muita gente preocupada com a natureza. E a grandeza do evento é ainda maior porque casou com o Dia Internacional da Mulher e com os 200 anos de Sacramento. Um evento, sem dúvida, maravilhoso e de grande importância para a cidade”, avaliou.

O representante do Ministério Público, Promotor José do Egito de Castro Souza, Curador do Meio Ambiente em Sacramento, que há 15 anos vem trabalhando com iniciativas de proteção à flora e fauna do meio ambiente, elogiou a iniciativa. 

“Uma iniciativa muito boa para a cidade, porque aqui teremos, futuramente, um grande bosque, onde estão sendo plantadas mudas selecionadas que resultarão num bosque frondoso e florido o ano todo, porque as espécies escolhidas florescem em épocas diferentes. Muito bacana a iniciativa, porque plantar árvore é a coisa mais salutar que existe”, elogiou, parabenizando os responsáveis. 

 

Dois jardineiros cuidam do Bosque do Bicentenário

A área ocupada pelo Bosque do Bicentenário está recebendo os cuidados de dois jardineiros do município, Osvair Santana e Reginaldo de Souza, que, a cada dois dias permanecem no local para regar as mudas e protegê-las contra formigas. “Esta fase agora é de cuidados com a planta, do contrário elas morrem. É um trabalho de vigilância e cuidados necessários para que as mudas sejam preservadas. 

Esclarece Osvair que estão atentos contra as formigas porque em poucos dias elas começaram atacar. “Aqui tem muita formiga cabeçuda ou formiga cortadeira (saúva). Enfim, vamos fazer o que for necessário para que as mudas desenvolvam, retirando as ervas daninhas que podem matar as mudas e estaquear as que forem necessárias até que fiquem firmes”, explicou, adiantando que a partir desta próxima segunda-feira, vão começar a fazer as valas para a filtração da água. 

 

O jardineiro Reginaldo se confessa contente com a incumbência. “Já pensou quando estiver tudo grande e florido! Vai ser muito bom saber que trabalhei aqui, ajudando a preservar a natureza e que estou deixando um legado bom para meus netos e as novas gerações”.