Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Jaguarinha ganha Academia Viva e revitalizações na escola, posto médico e centro comunitário

Edição nº 1719 - 20 de Março de 2020

O prefeito Wesley De Santi de Melo esteve em Jaguarinha, na manhã dessa terça-feira 17, acompanhado do vice-prefeito Osmar Trevisan Júnior, secretários e vereadores, dentre outros, para entregar aos moradores do povoado a Academia Viva Maria Antônia da Silva e de outros prédios reformados e revitalizados, EM Coronel Júlio Borges, Posto Médico Odontológico Pedro Cândido Gomide e Centro Comunitário Soares Afonso de Araújo. 

Presentes na solenidade, familiares dos homenageados, o secretário de  Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, secretária  interina de Educação, Valdair Cândida da Silva, a diretora da escola, Franciely da Silva Felix, as professoras e alunos fizeram apresentações artísticas na escola.

 A diretora Franciely da Silva Félix abriu a cerimônia agradecendo em nome da escola e da comunidade as benfeitorias realizadas, ressaltando os servidores municipais, Marino Lobato, Renato e Mario Érson, que acompanharam de perto as obras. Estendeu agradecimentos ao prefeito Wesley De Santi de Melo, reconhecendo que “não existe algo mais importante que viver este momento em que se transforma em realidade o sonho almejado por toda a comunidade escolar, alunos e pais, professores, cantineiras e demais funcionários, além dos moradores do povoado pelas melhorias na comunidade.

“Aqui temos procurado colocar em prática as premissas de que o indivíduo é produto dos saberes que adquire no âmbito familiar e comunitário, no relacionamento com amigos. Entretanto é na escola, com ações contínuas e diversificadas, que esses saberes são consolidados e creio que estamos no caminho certo. Temos uma equipe dedicada e compromissada com o desenvolvimento coletivo, pois acreditamos que ninguém é tão bom quanto nós, todos juntos. Em nome de nossa comunidade, nosso muito obrigada”, agradeceu Franciely


Academia Viva 'Maria Antônia da Silva'

Jaguarinha ganhou uma Academia ao Ar Livre para prática de ginástica de seus moradores. Dotada de aparelhos de musculação e vários outros para exercícios físicos diversos, foi instalada anexa à quadra de esportes da escola.  A Academia recebeu o nome de Maria Antônia da Silva (Maria do Bolívar), mulher guerreira que morou no povoado por 36 anos deixando um rastro de exemplo de mãe e trabalhadora (veja biografia nesta página).
Luciene Aparecida Prado, uma de suas filhas, agradeceu a homenagem em nome da família e com carinho falou da mãe. “Agora, mamãe renasce nessa academia. Era de sua vontade nunca sair deste povoado, e agora ficará para sempre na lembrança e na história da comunidade. Mamãe veio de outra cidade, como uma sementinha trazida pelo vento, fixou raízes, deu frutos, que estão espalhados por este pedaço de terra abençoado chamado Jaguarinha. Em nome de toda a família nosso muito obrigado pela homenagem, que tanto nos orgulha”.
 O vereador Edmilson Peres, autor da indicação para denominação da Academia, agradeceu aos colegas vereadores e ao prefeito pela aprovação e parabenizou os familiares.  “Dona Maria tem uma bonita história de vida, de família, de mulher guerreira, que passou por muitas dificuldades, mas nem por isso deixou de lutar. E assim como dona Maria todos os que denominam estes espaços ora revitalizados deixaram seus legados e suas histórias para esta comunidade”, disse, estendendo cumprimentos aos familiares de Pedro Cândido Gomide e Soares Afonso de Araújo.
Um pouquinho da história de vida de Maria Antônia da Silva
Natural de Tiros (MG), Maria Antônia, nascida em 18 de julho de 1939, de uma irmandade de nove irmão, aos 12 anos perdendo os pais, tomou para si a responsabilidade de cuidar do irmão caçula e para sobreviver começou a trabalhar como doméstica e morando de favores. Aos 14 anos se casou com Antônio Nascimento (falecido) com quem constituiu uma família de oito filhos. 
Mas a vida não foi fácil, passou por muitas dificuldades com o marido alcóolatra até que decidiu-se por criar os filhos sozinha. E foi à luta em busca de melhores condições de vida. Em 1983, já com união estável com Bolívar, a família se muda para o município de Sacramento, onde Maria trabalhar inicia no duro trabalho de carvoaria nas regiões dos Moreiras e Caxambu, para ajudar no sustento da família.
 Em 1985, Maria se mudou para a comunidade de Jaguarinha, numa casa cedida pela Prefeitura, e foi trabalhar na colheita de  café, mas logo foi obrigada a desocupar a casa para alojar professores. Maria não tinha para onde ir, mas a solidariedade dos moradores e da igreja local, que lhe doou um terreno, falaram mais alto e lhe construíram um barraco com a ajuda da Prefeitura que, mais tarde, lhe doou uma casa de alvenaria, em 1998. 
Mesmo com todas as dificuldades, Maria jamais descuidou da educação dos filhos e netos na escola e na religião, o que os fizeram pessoas de bem. Mas quatro anos depois, Maria passou a travar outra luta, de todas, a mais difícil, a luta contra um câncer que, graças à sua fé e esperança de cura, foi estabilizado. Mas em 2017, a doença voltou e em 29/09/19, Maria Antônia da Silva tombou, encerrando seu ciclo de vida, deixando o marido, oito filhos, noras, genros, 24 netos, 30 bisnetos e dois tataranetos.     
É preciso cuidar, preservar os espaços público
O prefeito Wesley De Santi de Melo encerrou a solenidade manifestando sua alegria e satisfação por estar no povoado de Jaguarinha e poder entregar as melhorias aos seus moradores, destacando a prioridade assumida pelo seu governo na revitalização de todos os prédios e espaços públicos do município.
“É preciso cuidar, preservar os espaços públicos. É bom construir obras, mas alguém tem que reformar. É como a casa da gente, de tempo em tempo temos que reformar, caso contrário acaba, por isto estamos cuidando do nossos patrimônio, zelando desses espaços que recebem e abrigam pessoas e que há muitos anos não ganhavam uma reforma. Por exemplo, a última reforma desta escola foi feita em meu governo, há quase dez anos, o Posto de Saúde não tem uma revitalização há 20 anos. Não estamos fazendo nada mais que nossa obrigação, mas isto é importante para toda a comunidade, estes prédios beneficiam a todos”, frisou. 
Lembrando a implantação da praça pública construída em sua primeira gestão, por ocasião  da reforma e ampliação da Igreja do povoado, com o então vigário, Monsenhor Valmir Ribeiro, afirmou o prefeito: “Agora chegou a vez da reforma do Centro Comunitário, do Posto de Saúde, da Escola Júlio Borges e da instalação de uma Academia Viva para os moradores, assim como vamos fazer nos demais povoados”, disse, parabenizando   os familiares dos homenageados anteriormente denominados. Wesley lembrando especialmente de Da. Maria Antônia, cuja biografia fala por si só. “Ainda vereador era vereador quando o então prefeito Dr Biro pediu apoio e ajuda da Câmara para a edificação de sua casa, em 1998”. 
Escola Júlio Borges atende 120 alunos
De acordo com a professora Valdair Cândida Silva, secretária de Educação interina, a escola Coronel Júlio Borges foi construída em 1995, na gestão do prefeito Wesley De Santi (2009/2012) passou por uma reforma e ampliação com o construção de mais duas salas de aula e agora por uma revitalização geral, inclusive do telhado. 
“A escola funciona em dois turnos, no atendimento dos alunos da Educação Infantil ao 9º ano e no horário noturno atende o ensino médio como extensão da EE Cel José Afonso de Almeida. Em relação à estrutura é uma escola completa, dotada de biblioteca, laboratório, quadra, galpão, sala de professores, cantina, ou seja, a escola é bem servida”, destaca, salientando que a escola funciona como um polo da região, atendendo estudantes do Desemboque, Pedroso, Soledade, Moreira, Cafundó e da antiga Resa. “Recebemos mais de 120 estudantes da educação infantil ao 9º ano e do ensino médio, de toda esta região”, informa a secretária, reconhecendo que a reforma chega em boa hora. 
“- Estávamos precisando. A reforma mais importante foi a do novo telhado seguida de uma revitalização geral, trazendo mais conforto para os servidores e alunos. Todos gostam de estar num espaço bonito, limpo. Para a comunidade de Jaguarinha todas estas revitalizações foram muito importantes”, valiou, lembrando que o Posto de Saúde não recebeu nenhuma intervenção nos últimos 20 anos. E para completar os moradores ganharam ainda uma Academia ao Ar Livre”, destacou Valdair, que lecionou na Escola Júlio Borges durante 15 anos. 
Professores e alunos comemoram
“Sem dúvida que esta reforma foi excelente, pois os alunos ficaram muito felizes, é perceptível a felicidade deles com uma escola bonita, pintada, isto traz uma energia diferente para todos”, reconheceu a professora Gabriela Santana, com o aluno Gabriel, que adora Matemática, completando: “Adorei a escola nova, ficou bonita, bem arrumada”.  
A professora Maria Antônia da Silva, que leciona do 1º ano, também comemora a reforma da escola. “Excelente, chegou num momento muito bom, estava precisando. E tudo o que é novo agrada muito aos olhos, dá novo ânimo a todos”, comentou, agradecendo pelas obras.