Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Grandes empresas da cidade adotam protocolo mundial para combater a COVID-19

Edição nº 1721 - 03 de Abril de 2020

Embora estejam funcionando, grandes fábricas e empresas da cidade nos seus diversos segmentos, têm atendido as recomendações ditadas por organismos públicos que vão da Organização Mundial de Saúde aos decretos municipais, todos eles com o mesmo objetivo, combater a pandemia que tem como causa a disseminação do novo coronavírus no mundo. O ET entrevistou os diretores do Laticínio Scala, Sak's, Spark, Grupo Trevisan e dois dos maiores e mais movimentados supermercados da cidade, Renata e Maísa. Todos eles, assim como o comércio em geral de secos e molhados e mercearias, que permanecem abertas, estão atentos às medidas de combate ao coronavírus a fim de preservar a saúde de seus funcionários  e dos clientes em geral.

 

Laticínio Scala 

Além de seguir as orientações das autoridades médicas e sanitárias da OMS (Organização Mundial de Saúde e do país, o Laticínio Scala criou também um plano de contingência para dirimir riscos nas áreas industriais e colocou em quarentena e home office (trabalho em casa) parte dos funcionários. “Estão em quarentena os colaboradores com mais de 60 anos, gestantes e os pertencentes a outros grupos de risco, após avaliação médica; e aos colaboradores das áreas administrativas, implementamos políticas de home office”, informou em release ao ET, a gerente de Marketing, Maria Cerchi.

Como medida preventiva, a empresa suspendeu os eventos que envolvam concentração de pessoas – treinamentos, reuniões e as viagens só são permitidas “em casos de extrema necessidade”. Ouve também orientação sobre o trânsito de pessoas no recinto da indústria, “separando equipes, alternando turnos para o uso de áreas comuns como refeitórios, aumentando o espaçamento entre pessoas”. 

À higienização, uma das maiores recomendações das autoridades, foi dada uma atenção especial, informa a gerente. “Disponibilizamos álcool-gel a todos os colaboradores e reforçamos a higienização das áreas comuns, além de realizarmos o monitoramento de colaboradores e terceiros, avaliando os sinais vitais, sintomas, medição de temperatura, oxigenação, etc. Em casos de colaboradores com sintomas relacionados à COVID-19, esses serão colocados em quarentena. Se os sintomas persistirem, serão realizados exames de positividade. Ressaltamos que não é permitida a entrada nas unidades fabris de pessoas com qualquer sintoma de gripe ou outras enfermidades que possam gerar contaminação”

Outras atitudes tomadas pela empresa em relação aos seus funcionários está no reforço e cuidados a serem tomados como, por exemplo, a proibição de contato físico nas saudações, lavar frequentemente as mãos com água e sabão e usar álcool em gel com frequência. 

Na linha de produção, o Laticínio Scala contingenciou (limitou) alguns setores. “Estamos mantendo a rotina de trabalho somente de prestadores de serviços essenciais, tais como: conservação e limpeza, segurança patrimonial, segurança e medicina do trabalho, etc; e reforçando o uso de EPIs como aventais, luvas, máscaras e óculos de segurança. Fechamos a loja própria do Scala (Empório) para atendimento a clientes”, informou Cerchi, ressaltando que as empresas de transporte que servem a empresa foram solicitadas a orientar e treinar seus motoristas em relação a essas medidas.

Para gerenciar esse estado de calamidade pública na cidade, o Laticínio Scala criou também no âmbito da empresa um Comitê de Crise. “O objetivo é monitorar e reavaliar, diariamente, a situação dos colaboradores afastados e os que estão retornando ao trabalho em relação às ações do Plano de Prevenção e Combate ao Coronavírus, podendo ter novas recomendações incorporadas”, justificou Maria Cerchi, destacando a união e a solidariedade nesse momento de crise. “Este é um momento de união e solidariedade para minimizar os impactos negativos desta crise que afeta diretamente a todos”.

 

Sak's 

Visando a proteção de seus colaboradores e população em geral, em razão da transmissão e disseminação da COVID-19, a partir da semana de 16 de março, a Sak's tomou medidas preventivas junto aos seus funcionários como disponibilização de álcool em gel nos setores; esterilização dos relógios de pontos e também orientação para os colaboradores higienizarem as mãos antes de usá-los; e aumentou a frequência da limpeza das áreas comuns como banheiros.  

Já na semana seguinte, de 23 de março, por iniciativa de seus diretores, foram suspensas as atividades produtivas e adotado o sistema home office (serviço em casa) para alguns setores, sem previsão de data para retorno. Periodicamente, a empresa está divulgando boletins informativos no seu site e redes sociais para atualizar sobre o cenário. O retorno das atividades está sendo organizado em parceria e com orientação da Prefeitura Municipal, sempre visando a manutenção de todos os empregos. Foi também criado um comitê interno para as tomadas de decisões sobre o combate ao Coronavírus.

 

Usina Spark 

A Usina Spark deu férias coletivas ao seu setor de marketing e implantou o sistema de serviço em casa (home servisse, conforme informou sua assessoria de comunicação. “Preocupada com os colaboradores, fornecedores, clientes e também com a sociedade em geral, a empresa adotou providências para o combate da proliferação da COVID-19. Os setores administrativos foram direcionados ao home office (serviço em casa), adotando assim o isolamento social. Nossos colaboradores da produção e o setor de Marketing estão em férias coletivas”.

 

Grupo Trevisan 

O Grupo Trevisan atende também as recomendações oficiais, informou ao ET, seu diretor presidente Osmar Trevisan Jr. ‘‘Estamos seguindo todos os protocolos de combate ao novo coronavírus. Da OMS e legislações municipais, estaduais, federais e, inclusive, a portaria 116 do Ministério da Agricultura. Temos consciência da importância da segurança e saúde dos nossos colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, clientes e outros”, afirmou.

 Enumerando os cuidados que são supervisionados pelos membros de um comitê específico que se reúne periodicamente para uma avaliação, apontou:

- Distribuição em todos os setores de recipientes com álcool e sabonetes antissépticos e de máscaras (N96).

- Contratação de uma profissional da saúde para aferir, diariamente, a temperatura dos funcionários e dar orientações de segurança contra o vírus.

- Reforçamos com mais duas pessoas a equipe da limpeza nas dependências da empresa, inclusive com limpeza especial de maçanetas e áreas comuns;

- Férias concedias aos idosos acima de 60 anos e aos portadores de doenças crônicas.

- Higienização dos veículos de transporte dos funcionários, com menos passageiros.

- Desinfecção com jato de limpeza dos veículos que entram nas dependências da empresa. 7 7 – Sinalização horizontal no piso, para o distanciamento correto próximo ao relógio do ponto, utilizando cartão magnético individual. 

 - Atendimentos presenciais no escritório restritos;

- Diversos banners, com informativos de como se prevenir, foram espalhados pela empresa.

- Alterou-se a rotina dos refeitórios, proibindo aglomerações, com a devida fiscalização.


Supermercados Renata e Maísa ... 

Sup. Renata 

Atento às medidas recomendadas, o Supermercado Renata está funcionando com horário restrito de segunda a sábado e fechando aos domingos, diz a diretora administrativa, Renata Ribeiro, em entrevista ao ET por telefone. “Estamos abertos, seguindo junto com nosso departamento jurídico todas as orientações, da AMIS e da ABRAS (Associações Mineira e Brasileira de Supermercados), tal como também orientações da Prefeitura Municipal de Sacramento e da Vigilância Sanitária”, diz, enumerando as recomendações adotadas pela empresa. 

Fornecimento de álcool em gel e higienização dos carrinhos no momento da entrada do cliente na loja; limitação e controle de quantidade de pessoas dentro da loja; orientação aos clientes que estão aguardando, para que mantenham distância durante permanência na fila; limpeza constante nas áreas mais usadas com mais frequência, incluindo os caixas, terminais de cartão de crédito, esteiras e balcões de serviços; limitação na venda de álcool em gel por cliente, para que possa chegar em mais residência; aumento no quadro de colaboradores para atendimento via telefone e whatsApp a fim de atender melhor e promover sistema de entregas em domicílio; fornecimentos de máscaras e luvas aos colaboradores e orientação quanto aos cuidados com a higienização; antecipação de férias de alguns colaboradores e orientações aos clientes através das redes sociais;


Sup. Maísa

Postando nas redes sociais algumas dicas e orientações para manter a segurança e saúde todos, o Supermercado Maísa está funcionando, normalmente, no horário comercial, porém com algumas medidas e cuidados em relação aos seus funcionários bem como ao público em geral. 

De acordo com a sócia proprietária, Simone Magnabosco, a empresa está adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades médicas e sanitárias em relação ao combate do coronavírus. “Vamos juntos vencer essa luta!”, diz, informando os cuidados tomados.

“Temos álcool gel em vários pontos do supermercado, com a recomendação aos clientes de usá-lo ao entrar e sair da loja; pedimos aos idosos e pessoas com imunidade baixa, assim como crianças, mães e pais com bebês que evitem vir ao supermercado; recomendamos a todos os clientes o uso de máscara, pois estamos em recinto fechado; os pagamentos nos caixas devem ser feitos, sempre que possível, através de cartão bancário com número limitado de clientes na loja”, informa, pedindo a compreensão de todos e recomendando aos clientes para fazer suas compras através de mensagens via whatsApp, com entregas em domicílios. 


Prefeitura Municipal 

Com quase mil funcionários, o Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde criou o Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus e passou a orientar e recomendar medidas de proteção, não apenas junto à população como um todo, mas, também entre os funcionários de suas diversas secretarias. 

Falando ao ET, o assessor de comunicação, jornalista Marcelo de Paulo, disse que “a Prefeitura Municipal, tão logo chegaram as notícias da disseminação do novo coronavírus no País, adotou medidas pontuais junto a seus funcionários e publicou cinco decretos dispondo sobre medidas para fins de sua prevenção e enfrentamento. 

- Liberação antecipada do Ticket Alimentação. 

- Distanciamento e revezamento de funcionários em todas repartições da administração municipal.

- Limpeza de ruas, com água sanitária.

- Prorrogação do prazo do pagamento do ISS. 

- Aquisição de EPI`s. 

- Álcool em gel 70° em todas as repartições, para desinfecção das mãos, conforme recomendações do Ministério da Saúde. 

- Disponibilização de profissionais de saúde para realizar a vacinação contra influenza de todos os grupos de risco em domicílio.

- Implementação de comunicação visual através de posts em redes sociais, jornais e programas de rádio diários. 

- Treinamento de todos os médicos, enfermeiros, atendentes e agentes da saúde no enfrentamento do Covid-19. 

- Isolamento social de pacientes que fazem parte do grupo de risco. 

- Estão sendo distribuídas cestas básicas para pessoas menos favorecidas.