“- Iniciamos as obras de reforma pelo telhado aproveitando o tempo de estiagem, com a troca de madeiramento e telhado, primeiro de todo o corpo da Estação do Bonde e, a seguir, das três casas que fazem parte do entorno. Aqui na plataforma, conservamos a estrutura metálica feita de ferro fundido, completando algumas peças que haviam desaparecido, obedecendo sempre o mesmo estilo. A cobertura da plataforma feita à época com folha de zinco, como toda ela desapareceu, substituímos por um novo material de zinco e alumínio, bem mais leve e seguro”.
Explicando as reformas do prédio, disse que foram aproveitadas partes de paredes em bom estado de conservação, mas outras foram reconstruídas. “Onde havia trincas e rachaduras, fizemos amarrações sempre com o cuidado de preservar o original. Todo o forro foi refeito com tábuas de cedrinho, assim como portais, portas e janelas e portas. Quanto ao piso, nas salas da Estação e das casas, fizemos a correção do piso onde foi preciso e, em algumas salas assentamos os ladrilhos de cerâmica, imitando o original. Já nas plataformas, externa e interna, reutilizamos as pedras de basalto rosa originais. Tudo isso foi um serviço com muitos detalhes”, explica, destacando que, à frente da Estação, junto à plataforma de embarque e desembarque está sendo reconstruída a estrada de ferro, com terraplenagem, brita, dormentes e trilhos. E, ao lado, uma rua calçada com paralelepípedos para trânsito de veículos.
De acordo com Budu, a previsão de conclusão do serviço é de mais ou menos três meses. “Atualmente, estamos com cinco profissionais na obra, mas já tivemos 16 pessoas trabalhando no local. Finaliza se dizendo satisfeito por poder executar a obra. “Sinto-me feliz por poder fazer a reforma deste local, que estava muito depredado. Era uma obra muito esperada por nós que temos propriedades aqui às margens do rio Grande e por todos que visitam o local. É muita satisfação tocar esta obra”.
Um resgate histórico
Para o prefeito Wesley De Santi de Melo, que esteve esta semana visitando as obras, “as reformas e revitalização da Estação do Cipó representam um resgate histórico, um compromisso da cidade e de todas essas últimas gerações para com todos aqueles migrantes que aqui aportaram no final do século XIX e primeiro quarto do século XX, italianos, portugueses, japoneses... que ajudaram a construir nossa cidade, deixando filhos, netos e um grande legado de relevantes trabalhos”.
De acordo com o prefeito a revitalização da Estação do Cipó foi um de seus compromissos de campanha que espera inaugurar em breve. “Fico satisfeito em poder fazer esta revitalização que, na verdade, foi uma reconstrução, diante da precariedade do prédio. Estamos conseguindo refazer 100% do que era a estação, desde as lajotinhas de ladrilho às grandes lájeas que cobriam a plataforma com o devido cuidado de respeitar sua originalidade. Quem viu como estava e quando vir como está hoje vai se surpreender”, afirmou, detalhando os espaços.
“- As salas da Estação do Bonde e dos Trens serão ocupadas com lanchonete, auditório e banheiros. As duas casas que serviam a Estação, a do Chefe da Estação e outra, que servia como hotel vão ser ocupadas com o Museu do Bonde e morada dos funcionários que vão cuidar do complexo”.
De acordo ainda com o prefeito Wesley, esta é apenas a primeira etapa da obra. “Na segunda etapa de obras que aqui serão ainda realizadas, vamos partir para o paisagismo do entorno da Estação de Trens e das margens do rio Grande. Estamos ainda definindo o projeto, mas com certeza teremos deques para embarcações, quiosques, áreas de descanso e lazer, parques infantis, banheiros públicos”.
Por fim, convicto de que aquele sítio será um dos pontos turísticos de Sacramento mais frequentados após sua inauguração, disse que não tem dúvidas sobre o aumento de turistas no local. “Teremos aqui um grande número de visitantes e turistas, especialmente aqueles amantes da natureza, que poderão também visitar a Gruta dos Palhares, já com obras de revitalização inicializadas. Com certeza, a demanda vai aumentar muito. Mas há muito ainda a ser feito para completar toda a infraestrutura do local. Aguardemos”, finalizou o prefeito Wesley.