Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Conselho Municipal da Saúde toma posse

Edição nº 1709 - 10 de Janeiro de 2020

Nara Ronita, funcionária da área de Saúde do município, é a nova presidenta do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o biênio 2020/2021. Como conselheira pela primeira vez, Nara admite que é um grande desafio, mas assume a função com determinação. “É um grande desafio, porém muito honroso e é com muito carinho e determinação que assumo, depois de uma votação quase que unânime e muito expressiva pelos conselheiros. Agora é abraçar a missão, trabalhar de forma conjunta, pautando sempre o melhor para a população sacramentana, e dando continuidade ao excelente trabalho que o conselho anterior realizou.

Ronita finalizou, afirmando que seu compromisso é com o povo. “Meu compromisso é com a população e com a saúde pública e peço a Deus que nos ilumine, a mim e a cada um dos conselheiros, nas nossas funções e deliberações, para que possamos, sim, dar continuidade neste bom desempenho da saúde no município”.

Samuel Gomide Ferreira,  presidente do CMS, que encerra o seu mandato de dois biênios, fez uma avaliação positiva do trabalho do conselho que dirigiu, que considerou “árduo porém extremamente gratificante, principalmente quanto a gente vê o quanto mudou a estrutura e a 'cara' da saúde no município”.

Avaliando, disse: “Entendemos que foi um bom trabalho, pois, se hoje a saúde vai bem, é porque o Conselho trabalhou bem, foi atuante e participativo. Estou deixando o Conselho, mas vou estar participando de forma indireta, estar sempre junto e desejo-lhes uma boa administração, porque a saúde está no caminho certo”. 

O secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, reconhecendo que o conselho só vem somar na gestão da saúde ressaltou sua importância. “O conselho fiscaliza, aprova, delibera e isto ajuda muito a gestão. Para mim é uma satisfação muito grande saber que temos o apoio do Conselho Municipal de Saúde”.

Segundo o secretário, o conselho é constituído por pessoas dos vários segmentos da sociedade, eleitas pela comunidade para representá-la. “Por isso, os conselheiros devem entender um pouco sobre contas, pois sua responsabilidade é muito grande. Porém, para entender essas questões financeiras, das contas da Saúde, os membros do conselho têm sempre o apoio de uma assessoria”, ressalvou o secretário, acrescentando que nenhum conselheiro é remunerado. 

Para o prefeito Wesley De Santi de Melo, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) é um dos mais importantes do governo.  “Todos têm as suas funções, mas em virtude de a saúde, para mim, ser um dos pilares de qualquer administração pública, ele é muito importante.  A saúde é o carro chefe da nossa administração, e o conselho dá segurança, porque todos os atos da saúde são homologados pelo conselho, que é deliberativo. O conselho de saúde é muito atuante, reúne mensalmente, justifica. 

O prefeito finalizou, agradecendo a diretoria que deixava o cargo “de forma brilhante”, parabenizou os conselheiros do próximo biênio e afirmou que terão todo o apoio da administração. “Desejo que este novo conselho siga firme, fazendo boas ações em prol da saúde da população, e contem conosco”.