O prefeito Wesley De Santi de Melo assinou duas ordens de serviços na manhã dessa quinta-feira 23. A primeira, autoriza a contratação de empresa especializada em construção civil para a construção de uma academia na Unidade Básica de Saúde 'Maria Aparecida Magnabosco Zago', no bairro José Sebastião de Almeida (Cohab).
De acordo com o prefeito, o recurso no valor de R$ 126.368,00 é oriundo do Fundo Nacional de Saúde (FNS). A segunda ordem de serviço autoriza o início das obras para instalação de um reservatório de 315 mil litros d´água, no bairro Alto da Santa Cruz, com recursos viabilizados pelo deputado Hely Tarquínio, através de pedido do vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende.
Academia de ginástica na Cohab
“- Esta será uma academia diferente de todas as outras que já foram instaladas nas praças. É uma academia completa, inclusive, com espaço adequado para banheiros. Este recurso vem do governo federal através da Secretaria de Saúde, que teve projeto premiado. Por isso, ficam aqui meus cumprimentos ao secretário Reginaldo Afonso dos Santos, que lutou muito para que esse recurso chegasse a Sacramento”.
Em relação ao reservatório, que será instalado no Alto da Santa Cruz, Wesley agradeceu ao deputado Hely Tarquínio e destacou a importância de sua construção. “O reservatório faz parte de um estudo do SAAE para suprir a deficiência e a regularização do abastecimento do bairro e de seu entorno. Temos a água, porém não temos um reservatório para armazená-la”, justifica o prefeito, explicando que o problema acontece, principalmente em tempos de fortes chuvas, mas que agora será solucionado.
“Estamos atendendo uma reivindicação dos moradores não apenas do Alto da Santa Cruz, onde o reservatório será instalado, mas de todo o seu entorno, como do Perpétuo Socorro, Paulo Cervato 1, 2 e 3, também melhorando o abastecimento dos residenciais, Jardim Primavera, Parque Sabiá e Flamboyant que não terão mais problema com abastecimento, com a vantagem ainda de, uma vez suprida a demanda daquela região, outros bairros serão beneficiados”, explica.
Diretor do SAAE fala sobre a obra
Para o diretor do SAAE, engenheiro Osny Zago o reservatório terá as mesmas características do recente reservatório instalado no bairro Cajuru, feito em aço metálico, cilíndrico e apoiado, porém com capacidade de 315 m³, mais que o dobro do Cajuru, que tem 150 m³. Com nove metros de altura, tem um diâmetro de 6,8 metros e vai atender o bairro Cervato I e III, parte do Cervato II, toda parte alta do Perpétuo Socorro e parte baixa do Alto da Santa Cruz.
De acordo com o diretor, até então, praticamente todos os bairros citados são abastecidos pelo reservatório atual do Alto Santa Cruz. Já, parte do Perpetuo Socorro e Cervato I e parte do Cervato II são abastecidos por gravidade e as parte altas o abastecimento chegar por recalque das bombas da elevatória do Perpetuo Socorro, o que causa muitos rompimentos da redes e aumenta o desperdícios de água.
Finaliza, informando que o novo reservatório irá receber água da Elevatória do Perpetuo Socorro e de lá abastecerá os locais citados por gravidade, o que irá melhorar a quantidade de água e pressão em pontos críticos de abastecimento com o sistema atual.
As empresas vencedoras das concorrências são: R & R Construções e Empreendi- mentos Ltda, de Araxá, e MR Construções, de Sacramento.