Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Associação Comunitária Olhos d'Água recebe implementos agrícolas

Edição nº 1717 - 06 de Março de 2020

O Prefeito Wesley De Santi de Melo entregou à Associação Comunitária de Desenvolvimento Rural Olhos d'Água, um trator e uma carreta, em solenidade realizada naquele assentamento, também conhecido como 'Assentamento dos Sem Terra', na quinta-feira 27, na presença de vereadores, secretários de governo e moradores beneficiados. O prefeito ressaltou que a doação foi conseguida através de uma emenda parlamentar do deputado Tenente Lúcio, a quem agradeceu. 

Para o representante da Associação, Erlânio de Oliveira, “os implementos chegam em boa hora e, com certeza, esses implementos vão ajudar muito os produtores de leite, melhorando e aumentando a produção e com um custo menor”. 

Ao entregar os equipamentos, o prefeito Wesley ressaltou a importância do trator e da carreta para os produtores da Associação, que vão servir, especialmente, para o cultivo de pastagens e outras culturas usadas na silagem de alimento para o rebanho bovino leiteiro, principal atividade econômica da comunidade. 

 

Assentamento dos Sem-Terra tem 23 anos

A Associação Comunitária e Desenvolvimento Rural Olhos d'Água foi criada logo que o Assentamento Olhos d'Água foi regularizado pelo Incra, em 1999. Mas tudo começou em 97, quando o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) iniciou a frente de massas ou mobilização para a ocupação da área de 1.514 hectares (ha) de terras improdutivas na região próxima ao povoado das Sete Voltas. No dia 3 de junho do ano seguinte, a área foi ocupada e, em 1999, foi criado pelo Incra o assentamento com a divisão da área em 27 lotes de 36 a 38 ha (mais ou menos sete alqueires) cada um, além das reservas e outras duas áreas de uso comum, dentro da fazenda. Uma delas na serra e outra no centro da comunidade, onde a Associação iniciou a construção de um Barracão Comunitário, ainda sem as paredes.

Entre os 27 assentados pelo Incra do projeto original, apenas dez famílias ainda permanecem como proprietárias. Os demais são adquirentes, ainda quando era permitida a venda dos lotes, outros morreram e passaram para os herdeiros e um deles abandonou o assentamento. 

A principal atividade econômica do Assentamento Olhos d'Água é a pecuária leiteira. Dois ou três produzem queijo e os demais vendem o leite para os laticínios da região, Scala, Jussara e Piracanjuba. 

Para a conselheira fiscal da Associação e coordenadora das políticas públicas do Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) Janete Santana, a comunidade é bem assistida pela rede municipal de Educação. “Temos uma professora proprietária de um dos lotes, desde quando a área foi ocupada, que trabalha na EM Maria Sant'Ana, no Quenta Sol, para onde as crianças e adolescentes do assentamento se dirigem diariamente utilizando o transporte escolar da Prefeitura”, informa, agradecendo e revelando algumas demandas da comunidade. 

“- Estamos agradecidos por esses implementos enviados pelo deputado Tenente Lúcio, a pedido do prefeito Wesley, mas há outras duas demandas importantes da comunidade que a Associação coloca como prioridades. Uma delas é terminar a construção do Barracão Comunitário e a outra, a construção da rede de água a partir do reservatório construído pelo Incra”.