Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Vida sexual é tema de palestra para idosos

Edição nº 1675 - 17 de Maio de 2019

Os médico Rogério Amui e Karina Miranda Khabbaz Amui, médicos conteudistas da oficina 'Envelhecimento, climatério, andropausa e feminização da velhice' reuniram-se com idosos, na terça feira 14, na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, para realizar atividades coletivas sobre os temas relacionados ao envelhecimento. 

“Essa oficina foi direcionada a todo tipo de público, especialmente aos casais e grupos da terceira idade que lotaram a Casa da Cultura”, comemorou o secretário Reginaldo Afonso dos Santos.

Já a enfermeira, Marta Helena da Silva informou que o objetivo da palestra é melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Estamos capacitando os idosos sobre esses assuntos, preparando-os para terem qualidade de vida na menopausa, andropausa, enfim qualidade de vida também na velhice”. 

Renata de Freitas Viana, também enfermeira, completa reconhecendo que ainda existe um tabu sobre a sexualidade entre os idosos. “Estamos trabalhando com Thaísa De Santi no Grupo Melhor Idade e ainda percebemos que há muitas dúvidas, questionamentos em relação à sexualidade. Essa reunião serve para mostrar-lhes o que representa cada fase da vida, sua importância e, sobretudo, serve para mostrar que a velhice não impede a sexualidade”.

Thaísa De Santi, coordenadora do projeto Academia Viva, destaca que os participantes da Academia Viva gostam de receber informações, questionam com frequência, mesmo que de forma tímida, ainda pois no fundo percebemos que há um certo tabu. Uma reunião dessa ministrada por médicos é muito bom, porque ainda temos muitos idosos que não gostam nem de tocar no assunto. Portanto, tenho certeza de que essa Agenda Mais Acesso vai ajudar muito na qualidade de vida dessa faixa etária”, ponderou. 

Thaísa De Santi, coordenadora do projeto Academia Viva, reconhece e percebe o tabu existente entre os grupos mais idosos em relação a assuntos que abordam a sexualidade. “Mesmo existindo ainda esse receio de fazer perguntas diretas, especialmente, em reuniões abertas, os idosos gostam de receber informações e questionamentos sobre o assunto, mesmo que de forma tímida. Com essa nova proposta da Agenda, salientou a coordenadora, o casal de médicos, Dra. Karina e Dr. Rogério abordaram juntos o tema.

Em resposta a emeio do ET, o urologista Rogério resumiu sua participação e de Dra. Karina. “Nosso bate papo no evento foi com a intensão de despertar o público, especialmente os mais idosos, para a necessidade de quebrar alguns “tabus” quanto a vida sexual e reprodutiva. É comum as pessoas encontrarem dificuldades que aparecem com a idade, como os períodos da menopausa (na mulher) e andropausa (no homem) e se sentirem receosos de procurarem ajuda nos serviços de saúde”.

De acordo com Dr. Rogério, “a diminuição da libido, disfunção erétil, desconforto na hora do relacionamento são problemas de fácil solução mas o receio, a vergonha de expor para o médico ou para a médica o seu problema levam as pessoas a viverem infelizes e prejudicarem muitas vezes o seu relacionamento”.

Seguindo essa orientação, as enfermeiras informaram que as Unidades de Saúde estão abertas para consultas sigilosas e fornecimento de estratégias e orientações para quebrar este tabu e melhorar a qualidade de vida das pessoas em todas as faixas de idade do adolescente a terceira idade.

 

I Encontro de Jovens da Agenda Mais Acesso

A EE Cel José Afonso de Almeida abre suas portas neste sábado 18, a partir das 7h, para o I Encontro de Jovens da Agenda Mais Acesso, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

O encontro será uma oportunidade para os jovens se conhecerem, saber mais sobre seus sonhos, necessidades, potenciais e talentos, por entenderem que o jovem tem muito a dizer, quer fazer a diferença, promover mudanças e ser mais saudável, em todos os aspectos biopsicossociais. “Nós precisamos desse jovem para formar um grupo de liderança jovem e mais saúde para você e para toda cidade”, dizem os organizadores.

O médico Claudinei Silva Júnior vai coordenar a música e a Roda de Conversas contará com a participação dos médicos,  Rogério Amui, Karina Miranda Khabbaz, Cristiano Freitas Arantes, Thallyta Calapodopulos e participarão ainda o psicólogo Samuel Gomide, as enfermeiras Karla Fernanda Pereira, Renata de Freitas Viana e Marta Helena da Silva. 

 Dentro do Projeto Agenda Mais Acesso, o secretário Reginaldo Afonso se comprometeu com o Ministério da Saúde a implantar estratégias para atendimento de adolescentes de 10 a 18 anos desacompanhados dos pais/responsáveis nas escolas, comunidade e unidades básicas de Saúde.