Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

UBS do Quenta Sol construída há 44 anos ganha revitalização

Edição nº 1676 - 24 de Maio de 2019

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 'Jeremias Ribeiro de Faria', do povoado de Quenta Sol, inaugurada no dia 2 de maio de 1975, na gestão do então prefeito, Hugo Rodrigues da Cunha, foi totalmente revitalizada e reinaugurada nessa segunda-feira 20, em solenidade que contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, secretário de saúde Reginaldo Afonso dos Santos, vereadores, servidores e moradores da comunidade.

  O secretário Reginaldo lembrou no seu discurso a importância da unidade de saúde e o empenho dos servidores. “Vocês são guardiães deste posto, e sabem acolher bem as pessoas que aqui vêm, isso é importante, porque é nos momentos de fragilidade que precisamos de acolhimento”. Para Reginaldo sua função como secretário não é trabalho, mas uma missão. 

“Eu não encaro ser secretário da saúde como trabalho, mas como uma missão e para isso conto com pessoas como vocês, que são verdadeiros missionários”, disse, agradecendo aos servidores da obra, responsável pela revitalização da UBS e ao prefeito Wesley De Santi, que não vem medindo esforços para manter em bom estado as unidades e os investimentos na Saúde. “Sem isso, por mais que trabalhemos, por melhores que sejamos, não basta, por isso agradecemos ao prefeito que nos vem atendendo nas reivindicações”.

“Há três meses estivemos aqui com o secretário Reginaldo. Em visita à enfermeira Maria das Graças, na UBS Jeremias Ribeiro de Faria, ela nos lembrou da necessidade de uma reforma no local”, lembrou o prefeito Wesley De Santi na sua mensagem. 

“A exemplo do que estamos fazendo nos demais prédios públicos, reformando e revitalizando todos eles, percebemos o estado do prédio e, imediatamente, autorizamos a reforma e hoje estamos entregando à comunidade uma nova UBS, de grande importância para o Quenta Sol e região, como também de enorme significado histórico”, enalteceu o prefeito, destacando também o pessoal envolvido na obra.

 “Graças ao competente trabalho da equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos estamos entregando mais essa revitalização com nova pintura, instalação de toldos, troca da fachada, enfim, uma reforma geral.  A comunidade merece e precisa dessas melhorias”, disse, comparando os prédios públicos com as residências. “Prédios públicos são como as nossas casas, sempre precisam de manutenção”. 

Lembrando os 200 anos de Sacramento, disse o prefeito Wesley que Sacramento vai comemorar o seu bicentenário com todos os espaços públicos reformados e revitalizados. “Claro que muitos administradores não gostam de reformar obras, mas construir coisas novas. Mas nós estamos reformando e revitalizando os prédios públicos, a maioria deles funcionando sem as mínimas condições. Se não se reforma, acabam. E quem não gosta de um local confortável, limpo, novo?”, perguntou, parabenizando mais uma vez o trabalho do secretário Reginaldo e suas equipes, e à Câmara Municipal, que tem sido uma parceira do poder Executivo na aprovação dos projetos de lei. 

Por fim, Wesley De Santi anunciou aos moradores presentes que está instalando na zona rural seis pontos estratégicos de vídeo monitoramento, com leitura de placas.  “Acreditamos que vai resolver e muito a questão da segurança pública na zona rural, vai ajudar muito a coibir os problemas de roubo e furtos na zona rural”, afirmou. 

 

Servidora é homenageada

A UBS Jeremias Ribeiro de Faria, denominada na inauguração de Mini Posto de Saúde Rural, ao longo desses 44 anos prestou um grande serviço àquela comunidade e seu entorno. Durante todo esse tempo, a auxiliar de enfermagem, Maria das Graças Silva, trabalhou na unidade. Morando no povoado, Da. Maria foi reconhecida pelo zelo e cuidado que diariamente, dispensa à UBS e aos moradores da região, quando necessitam de algum atendimento.

A enfermeira padrão da Secretaria de Saúde, Juscelena Inácio Miranda, brindou a homenageada com uma poesia e a primeira dama, Maria Tereza Abrate Melo, passou-lhe às mãos uma corbelha de rosas, com os agradecimentos do município pelos relevantes serviços prestados. 

Maria das Graças agradeceu às homenagens e falou de seu prazer em servir a comunidade onde sempre viveu. “Nunca deixei de atender um paciente sequer, seja dia ou seja noite, atendemos aqui 24 horas, sempre que for preciso, sempre à disposição da comunidade”, disse e agradeceu pelo reconhecimento. “Agradeço imensamente à comunidade por tudo isso e ao poder público, na pessoa do Sr. Prefesito, Dr. Wesley De Santi, por essa bonita homenagem”. 

Em entrevista ao ET, Maria das Graças lembrou os bons tempos em que a zona rural era bem mais povoada. “Houve um tempo, quando havia vários bebês no povoado e arredores, em que realizávamos o 'Concurso Bebê Saúde'. Acompanhávamos os bebês de perto durante seis meses, com pesagem, visitas domiciliares, orientações sobre alimentação e hábitos saudáveis, plantio de hortaliças, higiene das casas e dos arredores. Foi um tempo muito bom, que passou. Tudo passava por aqui. Mas os tempos mudaram, a população diminuiu...”, lembra, ressaltando sua fidelidade ao trabalho. “Mas desde a fundação do posto, há 44 anos, nos mantivemos firmes aqui em prol da comunidade”. 

Natural do povoado de Jaguarinha, a auxiliar de enfermagem Maria das Graças, tem histórias interessantes para contar da região. Lembra, por exemplo, da antiga Jardineira do Sérgio Guissoni e Pedro, mais tarde do pai do Beto, diariamente transportando a população rural até a cidade. 

Conta que, “em 1975, só existia um mini posto em Viçosa (Zona da Mata). Logo depois veio o Mini Posto do Quenta Sol e o primeiro em Sacramento, o principal posto médico em todo o município”, quando assumiu a vaga de enfermeira. “Na época, precisavam de uma pessoa habilitada na profissão, por isso fui contratada. Nessa época, estava voltando de Uberaba, depois de estudar e trabalhar por cinco anos no Hospital Escola. Se eu não viesse trabalhar aqui, o posto seria transferido para outra cidade. Os mini postos eram estaduais, mas foi a prefeitura quem construiu, no Governo do prefeito Hugo”.

Maria das Graças, por muito tempo, dividiu seu trabalho na enfermagem com a arte de confeitaria e artesanato (crochê, pintura, papel vegetal, corte e costura). Hoje só se dedica à UBS e à família, mas nesse dia de festa encontrou tempo para brindar os convivas com um delicioso bolo.