Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

UBS Ary Bonatti ganha Horário Estendido

Edição nº 1696 - 11 de Outubro de 2019

O prefeito Wesley De Santi de Melo levou aos servidores da Unidade de Saúde da Família (USF) Ary de Souza Bonatti, na tarde dessa quarta-feira 9, uma boa notícia, o credenciamento do município para receber incentivos financeiros referentes a mais uma Equipe de Saúde da Família (ESF) e a homologação da adesão daquela unidade ao Programa Saúde na Hora.

 

Falando ao ET, o prefeito Wesley ressaltou a importância dos atos, reconhecendo que a Saúde melhorou ainda mais. “Se os projetos implantados pela Secretaria de Saúde credenciam a cidade a receber prêmios pelos excelentes serviços prestados, vai a partir de agora melhorar ainda mais”, disse o prefeito ao ET, ao informar que “a cidade foi contemplada com o projeto UBS Estendida, do Programa Saúde na Hora, o que lhe possibilita, com recursos do governo federal, estender seu horário de atendimento por mais cinco horas, ou seja, das 7h às 20h”. 

Para o prefeito, “é uma ação importante, porque as pessoas trabalham e às vezes precisam ser atendidas fora de seu expediente profissional, por isso a vantagem desse horário estendido”. O prefeito informou que que a unidade já estava trabalhando com horário estendido, porém sem receber os recursos a quem tem direito. “Agora, fomos credenciados e os recursos serão repassados. Muito bom”, comemorou junto aos secretários Reginaldo Afonso dos Santos (Saúde) e Cleber Silveira (Gestão), ao visitar a unidade e prometer algumas reformas que serão em breve implementadas. 

Falando ao ET, o secretário Reginaldo explicou que a Unidade Ary Bonatti, para ser contemplada, foi obrigada a cumprir algumas exigências. “Atendendo aos requisitos a unidade passou a ter três equipes  PSFs de saúde bucal, três médicos e três enfermeiras, ou seja, em relação à parte profissional, há mais de um mês estamos em funcionamento”, afirmou, informando os horários. 

“A ideia é aumentar o acesso da população aos serviços no âmbito da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas, consultas pré-natal, entre outros. Ou seja, todos os serviços regulares e eletivos serão feitos aqui na ASF Ary Bonatti, das 7 da manhã às 20h, e, nas demais unidades, no mesmo horário, mas apenas uma vez por semana, não havendo necessidade de as pessoas procurarem o pronto socorro, a não ser que seja urgência ou emergência”, informou o secretário. 

A assistente social Indianara Aparecida Viana, gerente da Atenção Básica da UBS Ary de Souza Bonatti, comemorou a notícia do credenciamento e da reforma da Unidade. “Ficamos muito felizes, primeiro com o horário estendido, o que propicia mais cuidado com a saúde da população; segundo, pelas reformas que precisam ser feitas com urgência para se adequar às normas do Ministério da Saúde. Além de ser uma demanda da própria população, dos usuários e dos trabalhadores”, justifica, ressaltando que o objetivo é o 'fila zero'. 

“Tudo já foi organizado abrangendo desde o pessoal de serviços gerais até os dentistas e médicos.  Teremos equipes trabalhando de manhã, tarde e noite, sem sobrecarregar ninguém. E trabalhando sempre visando a fila zero”, arrematou.

 

Programa é criado por Itamar Franco

O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado pelo Ministério da Saúde em 1994, no governo de Itamar Franco (PMDB).  Em 2006, já sob Lula (PT), o governo emitiu a portaria Nº 648, de 28 de março de 2006, onde ficava estabelecido que o PSF é a estratégia prioritária do Ministério da Saúde para organizar a Atenção Básica - que tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade, reafirmando os princípios básicos do SUS: universalização, igualdade, descentralização, integralidade e participação da comunidade - mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários. 
Em 2011, no governo da presidenta Dilma Rousseff (PT), a portaria GM Nº2.488/2011 revogou a portaria GM Nº 648/2006 e demais disposições em contrário ao estabelecer a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica e aprovar a Política Nacional de Atenção Básica para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
Em maio último, já no governo atual de Bolsonaro (PSL), o Ministério da Saúde aprovou a Portaria MS 930, instituindo o Programa ‘Saúde na Hora’, que dispõe sobre o horário estendido de funcionamento das Unid. de Saúde da Família .