A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando com diversos profissionais da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, a campanha, ‘Janeiro Branco’, que objetiva levar às pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.
De acordo com o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, o grande número de pacientes apresentando sintomas de estresse, depressão, síndrome do pânico, tentativas contra a própria vida, uso de álcool, tabagismo e outras drogas tem assustado muito a gestão da saúde em Sacramento.
Além dos problemas citados anteriormente, Reginaldo destaca também a questão da supermedicalização (uso excessivo de medicamentos) e diz que uma das soluções será as ações do Projeto Sintonia, lançado recentemente pela secretaria de Saúde.
“A supermedicalização é outro grande problema que deverá ser enfrentado em Sacramento. Buscando solucionar esses problemas, a Prefeitura lançou neste início de ano o Projeto Sintonia que irá abordar entre diversos temas o combate ao estresse e a depressão”.
As atividades do Janeiro Branco encerram com a “Caminhada da Paz”, que acontecerá na última quarta-feira de Janeiro, dia 30, às 07.30 horas saindo da Academia Viva (Centro de Convivência do Idoso), no bairro Jardim Alvorada e das UBSs de cada bairro, encontrando-se todos na Praça da Basílica.