A Secretária Municipal de Saúde lançou na última segunda-feira 2, em reunião realizada na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, a cartilha, 'Saúde das Mulheres - Agenda mais acesso – Informação, cuidado e respeito'. Estavam presentes o prefeito Wesley De Santi de Melo, o secretário da pasta, Reginaldo Afonso dos Santos, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Samuel Gomide, vereadores, demais secretários da administração, servidores, profissionais da saúde e convidados.
A reunião foi aberta pela coordenadora Martha Helena Silva, que enfatizou a importância da cartilha e do projeto como um todo, destacando que agora todos os usuários poderão ter além de informações de como acessar cada serviço, orientações sucintas sobre o combate e prevenção da maioria das doenças e, também, de como realizar a maioria dos exames solicitados pelos médicos.
O secretário Reginaldo Afonso dos Santos enfatizou a importância do conteúdo da revista, cujo projeto foi financiado pelo Ministério da Saúde. “Sempre foi um sonho a distribuição de uma cartilha como esta, hoje viabilizada pelo Ministério da Saúde”, reconheceu, recebendo os cumprimentos do prefeito.
Ao ET, o prefeito Wesley elogiou o conteúdo prático da revista. “Foi um trabalho muito bem idealizado pela equipe da Secretaria de Saúde, priorizando todos os seus programas e projetos, como Academia Viva, que tem como objetivo prevenir as pessoas para evitar doenças, através de atividades físicas e lazer; as metas da Agenda Mais Acesso, que mostram o cuidado e respeito às mulheres, enfim os demais projetos que priorizam jovens, adultos e idosos...’’, elogiou, destacando mais:
‘‘Completam a cartilha, informações muito úteis sobre cuidados com a Saúde e todos os horários das atividades. É mesmo uma cartilha de ficar ali disponível num lugar bem acessível na casa de cada usuário”.
Com 21 páginas, a revista é totalmente colorida e ilustrada, e traz no seu bojo, além dos objetivos e metas do Projeto Agenda Mais Acesso, informações sobre a Academia Viva, inclusive indicando locais e horários das atividades físicas, já incluindo os horários no Centro de Fisioterapia e Terapias Alternativas e demais atividades, como Educação em Saúde, Cultura da Paz, orientações sobre sexualidade, doenças e prevenção para adolescentes, jovens, homens, mulheres, idosos, mapa da cidade, telefones e endereços úteis.