Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Secretaria de Meio Ambiente realiza Educação Ambiental nas Escolas

Edição nº 1693 - 20 de Setembro de 2019

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a empresa Agrega e o IFTM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro) realizam nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), o projeto Educação Ambiental nas Escolas, com a participação dos  alunos do 2º ano de licenciatura em Química do IFTM; da professora Gislaine Fernandes; da responsável técnica da empresa Agrega,  Robertta Nascimento Ferreira; do Secretário de Meio Ambiente Marinho Martins Severino II e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Sacramento.

De acordo com o secretário Marinho, o projeto tem como objetivo ensinar às crianças a forma correta de fazer a separação do lixo reciclável do lixo úmido, para a coleta seletiva. Durante a apresentação do projeto é exibido um filme infantil com o tema 'Educação Ambiental' e, em seguida, uma aula prática com a separação do lixo da forma adequada.

As atividades do projeto, ainda segundo o secretário, se estendem também à escolas estaduais, estabelecimentos comerciais e população em geral. ‘‘O importante é alcançar o maior número de pessoas para demonstrar a importância do evento’’, diz Marinho.


Secretaria e Polícia Ambiental distribuem mudas

O Secretário de Meio Ambiente, Marinho Martins Severino II conversou com o ET no durante um evento de distribuição de mudas no centro da cidade, a respeito das atividades da Semana Florestal, comemorada de 16 a 20 de novembro, alusivas ao início da Primavera e ao Dia da Árvore, 21 de setembro.

“Temos que aproveitar a data para investir na conscientização através de algumas ações ligadas ao meio ambiente. Durante a semana realizamos várias atividades, como plantio de árvores com os alunos da EE Cel. José Afonso de Almeida; blitz e distribuição de mudas; plantio de árvores nas margens do Córrego Santo e  oficinas  de conscientização das crianças, com palestras proferidas pela Profa. Eloísa Ávila”. 

O secretário realçou algumas parcerias que enriqueceram os eventos. “Parcerias importantes foram feitas e com isso recebemos grande apoio da Usina Hidrelétrica de Igarapava, da Polícia Meio Ambiente e da Prefeitura, o que é muito importante, sobretudo num momento de tantas queimadas Brasil a fora, inclusive no nosso entorno; muita seca, a cidade abafada, poluída, portanto é um momento oportuno de conscientização sobre a  importância da preservação das árvores”, justificou Marinho.

Para o comandante da Polícia Ambiental, sargento Anilton, o trabalho feito em parceria com outras instituições incentivando a prevenção e o cuidado com o meio ambiente é muito importante. 

“- Nós trabalhamos preventivamente com a educação ambiental, razão de considerarmos esta semana florestal muito importante para a conscientização da sociedade e para a preservação do meio ambiente, sobretudo no que tange às árvores, devido à grande quantidade de queimadas que têm deixado nosso ar numa situação bem adversa, diferente daquela que estamos acostumados. Nossa região é de ar limpo, temperatura amena. Com o cuidado por parte de todos e com a preservação vamos ter melhor qualidade de vida. E as árvores bem protegidas sempre são referência para uma melhor qualidade de vida e do ar que respiramos”.