Edição nº 1663 - 22 de Fevereiro de 2019
O Laticínio Scala realizou, entre os dias 14 a 16 da última semana, sua 14ª Convenção de Vendas, no Samba Hotel Sacramento, reunindo representantes da empresa que atuam em todo o país. O encontro anual que teve como tema, 'Grandes desafios, novas atitudes', iniciou-se na quinta-feira, com o happy hour de boas-vindas, prosseguindo na manhã do dia seguinte com uma vasta programação. Aberto com a 'Palavra do Diretor' Marcel Cerchi, seguido de várias outras palestras, proferidas por funcionários da empresa e convidados, o encontro se estendeu até a tarde (veja box). O fechamento ficou por conta de Marco Antônio Barbosa, Gerente de Marketing e Vendas, lançando para o coeso grupo da empresa, os desafios e metas para 2019, ano em que a empresa completa, no dia 18 de outubro, 55 anos de existência. À noite, um jantar de confraternização encerrou o evento do dia. E, na manhã do sábado, 16, os participantes visitaram o Centro de Distribuição (CD Scala), inaugurado no ano passado, já em plena atividade.
Para o Scala não houve crise
Falando ao ET, o Gerente de Marketing e Vendas, Marco Antônio Barbosa, revelou que 2018 foi um bom ano. “O Scala teve um crescimento de 8,5%, bem diferente do país que não cresceu quase nada. Vemos isso como um resultado muito positivo e como um desafio também a enfrentar, ao traçarmos nossas estratégias para 2019, daí o mote para este encontro: 'Grandes desafios, novas atitudes' ”, explica, acrescentando números positivos.
“Apesar da greve dos caminhoneiros, num movimento que praticamente parou o país, conseguimos trazer bons resultados ao diminuir o desvio de volume em consequência da greve, sem perder nenhum cliente e com produtos disponíveis durante todo o ano. Na contramão do país, não tivemos demissões, aliás, pelo contrário, a empresa efetivou novas contratações”, ressalta, admitindo que para o Scala não houve crise. “Graças a Deus tivemos muito trabalho, muito esforço e dedicação de todos, até para buscarmos resultados diferentes, e conseguimos”, frisa.
De acordo com Barbosa, o Laticínio Scala oferece ao mercado 43 SKUs (Stock Keeping Unit - ou itens), trabalhando com 12 famílias de produtos liderados pelo requeijão e os tradicionais, muçarela, parmesão e manteiga Scala. “É nossa linha top4, que costumamos chamar, responsável por 85% das vendas, seguida ainda por outros produtos de muito boa aceitação, entre eles os queijos, prato, Minas, gorgonzola, provolone e o cream cheese...”
“Fazendo um retrospecto dos últimos sete anos, tempo em que estou na empresa, o Latícinio Scala, praticamente, dobrou de tamanho e de produção, graças a um eficiente trabalho de toda sua equipe de colaboradores. Nosso crescimento foi bastante considerável, pois saímos de uma marca de 1.400 toneladas/mês para 2.300 toneladas”, informa, reconhecendo que o resultado é fruto de um trabalho coeso da empresa.
“- Isso é fruto do trabalho de todos, não apenas do marketing e das vendas, setor responsável em colocar o produto no mercado”, observa, justificando que o crescimento advém dos inúmeros investimentos feitos, um dos mais recentes, o Centro de Distribuição. “A construção do CD foi um dos maiores acertos da companhia. Ele está atendendo às nossas necessidades, abastecendo todo o Brasil, e como a perspectiva é de desafios e atitudes, já estamos prevendo sua ampliação em futuro próximo”, antevê.
Barbosa comanda hoje uma equipe de 19 representantes em 23 estados, um vendedor-funcionário em Uberlândia e outro no call center, em Sacramento, que atende outros estados, onde ainda não há representantes físicos.
“- A diretoria acredita muito no trabalho do representante in loco. Essa presença humana, o olho no olho é importante e isso não vai acabar, pelo contrário, nós vamos expandir, abrir novas áreas e colocar representantes onde ainda não temos, até ultrapassarmos as fronteiras do país. É claro que a exportação ainda está nos sonhos futuros, 'no radar' da empresa, como dizemos, pois há ainda uma grande oportunidade de mercado dentro do Brasil”.
Finalizando, Barbosa destaca a palestra proferida por Marcelo Caetano, 'O representante empreendedor', que demonstrou e reforçou a importância desse profissional no crescimento da empresa. “Não tem sentido a empresa ter no seu quadro centenas de excelentes profissionais para fabricar os melhores queijos do país, se não tiver à frente um vendedor dinâmico, ousado, atento às mudanças, hoje tão rápidas, para estar sempre à dianteira.
Enfim - concluiu - uma palestra muito rica, que mexeu com todos os presentes. Foram várias dicas, muito preciosas para oxigenar mesmo a cabeça dos representantes que estão no dia a dia vendendo nossos produtos, os responsáveis diretos pelo nosso volume de vendas”.
Programação da 14ª Convenção Scala
Palavra do Diretor: Marcel Scalon Cerchi
Resultados Gerais: Mauro Gomide
Cenário de Leite: Ricardo Magalhães
O representante empreendedor: Marcelo Caetano
Identidade Organizacional e Código de Ética: Carlos Baldessini
Excelência na Gestão: Dempsey Jr
Desenvolvimento de Novos Produtos: Bernardo Cerchi
Pesquisas de Satisfação de Clientes e Consumidores: Maria Eugênia
Automação da Força de Vendas: Jaider Camilo
Resultados 2018, Desafios 2019: Marco Antonio Barbosa
Em busca de uma empresa mais eficiente e sustentável
O Gerente Geral, Mauro Gomide, completa as informações, confirmando que 2018 superou as expectativas da empresa. “Para 2019, o tema do encontro é nosso objetivo, 'Grandes desafios, novas atitudes'. Foi o que vimos nesse encontro, alinhar as estratégias para atingirmos nossos objetivos, focados na gestão, na excelência e na qualidade. Os tempos atuais exigem essas estratégias, porque temos cada vez mais um público mais exigentes, para os quais o relacionamento na venda é muito importante, inclusive para fidelizar o cliente”, enfatizou.
Para o diretor Léo Luiz Cerchi, “a convenção é uma oportunidade de reunir os representantes para, além de atualizar as estratégias de venda para os anos em curso, reforçar o estreitamento de laços e a troca de informações em busca de um conceito que denominamos hoje de 'Indústria 4.0'. Como esse conceito pode ajudar o Laticínio Scala, que está há 55 anos no mercado, a atingir esse objetivo de aumentar sua produtividade de forma eficiente e sustentável”.
De acordo com o diretor, toda empresa necessariamente tem que demonstrar esse viés humano. “É comum nós nos referirmos à empresa como a 'Família Scala', é um lado que diríamos, humano, que nasceu há mais de cinco décadas com meu pai, Nino Cerchi e seu sócio, Sebastião Scalon, que, embora sem todas essas estratégias, tecnologias e conceitos modernos de hoje, procuravam um crescimento sustentável, em busca de um futuro mais promissor. E a família é grande, hoje temos uma convivência com 750 colaboradores, aos quais fazemos questão de mostrar a importância de seu trabalho para tudo o que acontece na empresa. É tudo o que temos feito para nos tornarmos uma empresa sustentável e competitiva rumo ao 4.0. Só conseguiremos isso embasados em qualidade, o que é muito importante para o futuro do Scala”, explica.
Sobre o Centro de Distribuição (CD), inaugurado no ano passado, e as futuras metas projetadas pela diretoria do Laticínio Scala, Cerchi justificou que prefere não expor, para não criar expectativas. “Tudo virá a seu tempo, mas para este ano temos como meta uma câmara para maturação do parmesão e, para o futuro, uma fábrica de muçarela e uma de requeijão, mas tudo isso será, digamos 'queijo a queijo', tudo a seu tempo”, concluiu.
Convenção lança novo Cream cheese
A novidade para 2019 é o cream cheese (foto) em embalagem de 400 gramas, lançado nesta Convenção de Vendas. De acordo com o engenheiro de Alimentos, Bernardo Cerchi, diretor de Desenvolvimento de Produtos, no ano passado ele foi lançado em embalagens de 1,2kg, visando o mercando food service, com excelente aceitação e, agora, retorna em uma embalagem menor para atender as vendas em varejo manifestada pelos nossos clientes.
“- Trata-se de uma embalagem familiar, bem mais leve, pronta para fazer parte da cesta de compra do consumidor. E com um diferencial, com validade de quatro meses. Bastou um ano para atendermos a essa exigência. E, se for preciso, faremos também o copinho, a exemplo do requeijão”, informa.
# Somos Scala
Na convenção, o azul predominou na camiseta personalizada com o tema do encontro, 'Grandes Desafios, novas atitudes', seguida da marca, ' #Somos Scala'. O gerente geral, Mauro, falando da hashtag recém adotada, explica: “Isso vem da nossa cultura de trabalhar juntos, integrados, não só com os colaboradores dentro da empresa, como com aqueles que estão lá fora representando nossa marca. Com a hashtag estamos mostrando o quanto é importante alinhar a nossa cultura e essa integração com os nossos clientes”, explicou.
Para o diretor Léo Cerchi a hashtag, vem representar tudo o que o Scala faz e representa. “Tudo é construído juntos. Temos 750 colaboradores e juntos formamos uma empresa família, um grupo cada vez mais unido. E queremos que continue assim, sustentável e boa para todos. Enfim, somos a 'Família Scala' criando novas oportunidades para que sejamos sempre uma empresa do futuro. Essa ideia, de empresa justa e boa para todos, vem desde nosso pai e seu sócio e quero preservar isso”, finalizou
Funcionário
valorizado é sinônimo de sucesso
De acordo com Marco Antônio, o Scala sempre valorizou os seus funcionários. “Funcionário valorizado é sinônimo de sucesso na empresa, por isso a empresa preza muito pelo qualidade de vida dos colaboradores, procurando propiciar condições de trabalho cada vez melhores.