Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento ganha microônibus escolar

Edição nº 1678 - 7 de Junho de 2019

A Educação Municipal foi contemplada com mais um veículo, desta vez um Microônibus Volare 4x4, modelo 2019, com acessibilidade para dois cadeirantes, cuja chave foi entregue ao diretor de Transporte Escolar, Adriano Sisconeto, representando a secretário de Educação Cibele Magnabosco,  pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, na manhã dessa quinta-feira 6, no Almoxarifado Nossa Senhora da Abadia. 

 

O microônibus, no valor de R$ 271.500,00, foi adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, sem contrapartida da prefeitura. Conforme o prefeito Wesley, o veículo veio direto para o município, isto é, sem intervenção de deputados. “Fizemos a solicitação e o veículo chegou direto”, afirma destacando que a utilidade de um microônibus para o município é melhor que um ônibus convencional.

 Para o prefeito, o veículo é necessário para o transporte dos alunos da zona rural e urbana, destacando que na cidade, além dos alunos da rede municipal o transporte está servindo também à rede estadual. “Não tem como não transportar alunos da rede pública estadual que moram no mesmo bairro, tomam o ônibus no mesmo terminal. Seria uma exclusão”, argumenta o prefeito, reconhecendo que não seja obrigação do município. “Mas acaba que temos que colaborar, é um trabalho social e diferenciado que desafio qualquer prefeitura da região a fazer o que Sacramento faz. Um ônibus deste é segurança e mais comodidade para os alunos”, reconhece.

Finaliza Wesley, explicando que o transporte de alunos na cidade é gratuito até a idade de 12 anos. “O passe escolar está disponível exclusivamente aos estudantes com a idade até 12 anos completos. Acima dessa idade, têm também direito aos passes aqueles estudantes portadores de necessidades especiais ou que têm alguma restrição, como problemas ligados à saúde, por exemplo”, ressalva, orientando que os pais devem procurar os passes na secretaria levando a documentação comprobatória.

De acordo com o diretor do Transporte Escolar,  Adriano Sisconeto, este é o oitavo ônibus 0 KM que chega ao município na atual gestão. “Desde o início do governo havia um excesso de passageiros nos horários de entrada e saída dos estudantes nas várias escolas da zona urbana, provocando um déficit de coletivos nesses horários. Para resolver, alocamos alguns ônibus escolares para transportar exclusivamente estudantes nesses dois horários de pico, no início e final das aulas. E hoje são mais de mil alunos transportados nos micoônibus da Prefeitura”, explica.

Sisconeto informa mais que “além do transporte rural feito pela Transcoop (Cooperativa), que venceu a licitação empregando 63 veículos para o transporte dos alunos na zona rural, a Prefeitura atende com duas Vans, os alunos da Apae e mais oito microônibus escolares dando suporte dentro da cidade”.