Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento comemora 15 de novembro com desfile cívico-militar

Edição nº 1702 - 22 de Novembro de 2019

 

Sacramento comemorou o feriado da Proclamação da República, 15 de Novembro, com um desfile cívico-militar a partir das 9h, na avenida Visconde do Rio Branco. Além das escolas Barão da Rifaina, Coronel José Afonso de Almeida, Luiz Magnabosco e Profª Sílvia Vieira, o desfile contou com a participações do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, unidade Uberaba; Banda do 9ª Região da Polícia militar, de Uberlândia; Policiais do 37º BPM, de Araxá, Tiro de Guerra, de Araxá; Corpo de Bombeiros, de Uberaba, Colégio (Militar) Tiradentes, de Uberaba; Polícia de Meio Ambiente e Polícia Rodoviária de Araxá.

 

Prestigiando o evento, o prefeito Wesley De Santi de Melo, o comandante da 5ª  RPM (Região da Polícia Militar de Uberaba) Coronel Lupércio Peres Dalvas, ao lado do deputado Bosco, demais autoridades miliares, vice-prefeito Osmar Trevisan, vereadores, secretários de governo e representantes da Comissão Organizadora dos 200 Anos de Sacramento.

Coronel Lupércio Dalvas, em entrevista ao ET, destacou a importância da solenidade. “Para nós, é um orgulho estar em Sacramento cidade referência no Triângulo Mineiro e no Estado, prestes a completar 200 anos, o que é para a Polícia Militar de Minas Gerais patrimônio do povo mineiro nos seus 244 anos, uma honra estar aqui neste dia em que se comemora a Proclamação da República. Presenciei uma festa maravilhosa, que resgata alguns valores como amor à pátria e outros princípios que estão hoje tão cobrados pela sociedade e que, com alegria, aplaudimos aqui hoje, estimulados por esta  cidade de povo tão ordeiro e trabalhador”, afirmou.

 Para o prefeito Wesley De Santi de Melo, dentro das comemorações dos 200, Sacramento não poderia deixar passar em branco uma data tão importante, que implantou no país o regime republicano, depois de quase 400 anos de monarquia. 

“É mais um ato cívico que veio para abrilhantar a data, por isso temos que parabenizar as escolas que desfilaram com uma representação e suas fanfarras, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros através do Coronel Lupércio Dalvas e o Tiro de Guerra, numa data tão importante, a implantação de um governo republicano, onde o povo passou a escolher livremente seus representantes”, disse, enaltecendo o Estado Democrático e de Direito.

“Nosso intuito é este, resgatar a civismo, o amor à Pátria fazendo com que a sociedade redescubra esses valores da democracia para garantir as liberdades civis e os direitos e garantias fundamentais, além dos direitos humanos através da proteção jurídica estabelecida”.

Na oportunidade os oficiais, Cel PM Lupércio Peres Dalvas, Comandante da 5ª  Região  da PMMG, sediada em Uberaba; Ten Cel PM Fernando Marcos dos Reis, Comandante do 37º Batalhão da PM de Aráxa e 1º Ten. PM Milton  Maffessoni Júnior, Comandante da 184ª Cia de Sacramento; e  o deputado Bosco, receberam do prefeito Baguá, o troféu '200 Anos de Sacramento'. 

Ao agradecer a homenagem em nome dos oficiais, Coronel Lupércio afirmou que é um orgulho fazer parte da história dos 200 anos da cidade.  “Sinto-me extremamente orgulhoso por este troféu que terá lugar de destaque, por ter eu podido participar da história desses 200 anos de Sacramento. Fico extremamente feliz e agradecido, assim como Cel. Júlio e Ten. Mafessoni, também agraciados, pelo reconhecimento à Polícia  Militar que ora represento. Temos orgulho de fazer parte dessa corporação e da história desta cidade”. 

Agradecendo também a homenagem recebida, o deputado Bosco confirmou o carinho que tem pela cidade. “É sempre uma alegria voltar a Sacramento, cidade que tenho orgulho de representar na Assembleia Legislativa em uma data muito especial para todos nós brasileiros, em que comemoramos a Proclamação da República’’.

Reconheceu o parlamentar que foi honroso receber a homenagem de uma cidade tão importante para toda a região e o Estado. ‘‘Daqui já saíram várias pessoas, lideranças que ocupam lugares de destaque Brasil a fora. Sinto-me orgulhoso por esta homenagem alusiva aos 200 anos de Sacramento”, afirmou o deputado, que é natural da Araxá, cidade co-irmã de Sacramento, visto que ambas nasceram a partir da cidade mãe de todo o vasto Sertão da Farinha Podre, o Desemboque.