Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento, capital solidária do rock, realiza mais um Rock In Sacra

Edição nº 1667 - 22 de Março de 2019

Alô roqueiros de Sacramento e região, estão abertas as inscrições para a seletiva do Rock In Sacra, edição 2019, que começam neste domingo 24 e se estendem até o último domingo de abril 28. “Este ano estaremos mais incisivos no julgamento das bandas em relação à qualidade. Então, solicitamos que as bandas nos enviem um material de qualidade, para atender a uma cobrança do próprio público”, alertou a dupla, Thiago Scalon e Vinícius Montanari, que faz parte da comissão organizadora do evento, que será realizado este ano no Dia Internacional do Rock, 13 de julho.

 

Como tudo começou 

A ideia nasceu copiada de um evento promovido por Virgínia Dolabella, então, diretora de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura da cidade que, em 2012, lançou com êxito o evento, 'É Dia de Rock', na Casa da Cultura. Último ano da primeira gestão do prefeito Wesley De Santi, Dolabella deixou o governo, mas o evento prosseguiu, graças à vontade e determinação de um grupo de jovens amantes do rock, dando nova cara ao evento, a partir do título, 'Rock In Sacra'.

“O grupo assumiu a causa, decidindo mudar sua roupagem, a partir do título e da mudança do local. Decidimos por um ambiente externo, e a escolha recaiu no início da rua Silva Jardim, em frente ao então La Miró. Nasceu ali a primeira edição do Rock In Sacra, com a presença de várias bandas da cidade e região”, recorda Scalon, reconhecendo que a partir de 2013 o evento começou a ser notabilizado.

Esse diferencial, segundo o coordenador, foi notado também pela questão cultural que ganhou o evento. “Além da cultura musical de um ritmo que nasceu nos anos 50, mas sempre atual, o grupo pensou em abordar um tema durante o evento por algum profissional do ramo. Por exemplo, o primeiro deles foi o Antitabagismo e, além disso, um outro diferencial ganhou a simpatia do público, em especial dos moradores do entorno do evento, a limpeza do local. Pegávamos limpo e deixávamos limpíssimo”, ressalta Scalon. 

Prossegue, informando que as edições seguintes vieram se sucedendo sempre no Dia Internacional do Rock e obedecendo aquela programação inicial: bandas, temas desenvolvidos e limpeza. Assim veio 2014, explorando o tema, 'Combate às drogas’.

Em 2015, lembra Scalon, que o evento passou a ter “nova metamorfose dentro do ideário do grupo”, com a introdução de um viés solidário. “O evento, antes, apenas cultural, com muito rock e palestra, ganhou também o seu lado solidário com objetivos filantrópicos de sempre ajudar uma instituição social com os recursos arrecadados no evento. A primeira instituição escolhida foi a Santa Casa de Misericórdia de Sacramento, que além de montar uma barraca de bebidas e lanches no local, recebeu grande quantidade de alimentos não perecíveis. O tema abordado foi ‘Combate aos maus tratos com os animais’.

Em 2016, o Rock In Sacra ganhou um novo local. “Como a entidade escolhida na parceria foi o Lar São Vicente de Paulo, o Rock In Sacra foi montado em frente à instituição, no bairro Chafariz, com a presença alegre e festiva dos idosos. O tema abordado não poderia ser outro, 'o cuidado e o amor pelos idosos'. 

Nos dois anos seguintes, 2017/18, o evento foi transferido para o Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, através do apoio do poder público. “Foram dois anos com portaria fechada e uma presença bem maior de público. Nossa parceira no evento foi a Apae e o tema escolhido abordou a questão da 'inclusão de crianças deficientes'. Já no ano passado, duas entidades voltaram como parceiras, Ciju e Apae. O assunto abordado foi 'a prevenção do câncer' ”.


Mais de 50 horas de Rock 

Montanari fez um balanço das últimas seis edições do Rock In Sacra, mostrando que os números são expressivos: mais de 5 mil pessoas prestigiaram os eventos; mais de 50 horas de rock; mais de 50 bandas e 6 instituições beneficiadas. 

“Os dados mostram que o Rock In Sacra se transformou num evento respeitado, pois não se vê no evento banalização, droga ou bagunça. O Rock In Sacra é união, atitude, ele mostra e traz o lado familiar, cultural e filantrópico”, ressalta, reconhecendo que a edição deste ano vai deixar outra marca significativa, a presença de dois ícones do rock nacional. 

“Este ano, com o apoio do poder público e das empresas que nos apoiam, a grande presença do público que esperamos, além do trabalho da equipe de voluntários do Rock In Sacra, que trabalha o evento em troca de seu ideário, estamos trazendo pela primeira vez a Sacramento dois grandes artistas de renome do rock, reconhecidos pela excelência de seu trabalho nas bandas que atuam”, exaltou, fazendo a apresentação: 

“- Temos o prazer de apresentar, na 7ª edição do Rock In Sacra, que será realizado no dia 13 de julho, duas grandes feras do rock nacional, Egypcio, ex-vocalista da Banda Tihuana, e Bruno Graveto, ex-baterista do Charlie Brown Jr, com a Banda Labareda, de Uberaba. Todos lá!”.